A sacerdotisa Mãe Iná de Oxalá diz que para sua religião as orações chamam-se rezas, elas podem ser feitas nos quartos de santo ou em qualquer lugar da natureza. Ela diz que se deve começar com a saudação “Epa ó Babá, que o senhor possa me ajudar!” e então fazer a oração.
Oxalá é o orixá mais velho. É aquele que todo mundo bate cabeça e deve pedir água, benção e banda gira. E essas comidas são ofertadas para o médium, para a casa, mediante também as necessidades, principalmente ligada à saúde e união", afirma Douglas. O acaçá é outro exemplo de comida funfun, oferecida a Oxalá.
É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá. Oxalá têm vários títulos ou denominações, como por exemplo: Òṣàgiyán-Oxaguian.
Oxalá é o dono do branco, o senhor que guerreia contra tudo que vai contra sua fé, é ele o que faz viver nossa esperança, consequentemente ele traz a energia para enfrentarmos com equilíbrio todas as nossas lutas diárias.
No Candomblé, Oxalá é o orixá criador do universo e de todas as coisas dentro dele. Segundo a crença das religiões de matriz africana, rituais dedicados a este orixá servem para descarregar as energias negativas e aliviar a sensação de angústia.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.
Atividades ligadas à tecnologia, eletricidade, informática, telecomunicação, ciência, arquitetura, invenção, vanguarda e inovação; atividades intelectuais e criativas, literatura; trabalho investigativo, controle de obras, segurança do trabalho e urbanismo. ÒSÀLÁ - OXALÁ é o grande Pai.
Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Com Vossa Luz Meu Pai Oxalá, faça com que todos que vejam minhas vitórias, sintam-se também vitoriosos! Que este dia eu compartilhe com todos a Luz de um Dia de Vitória, pois tenho sofrido injustiças e dores na alma e peço agora a paz e o alívio para o corpo e para o espírito.
É um Orixá apaziguador, de grande poder de realização a partir do centramento, do equilíbrio e da serenidade. Sendo estas características marcantes em seus filhos de fé, pessoas geralmente calmas e dóceis.
Enquanto Exú representa o começo de tudo, Oxalá é aquele que representa o fim. É o Orixá ligado ao princípio da morte e ao equilíbrio do Universo. É também o “Pai dos Orixás”, já que é ele quem define o fim de todos os seres.
Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.
Os filhos de Oxalá são pessoas sábias desde muito jovens, capazes de resolver problemas complicados com calma e parcimônia. Seu jeito diplomático e justo também favorece a sua inteligência e ela é recompensada na sua vida profissional. Costumam ser bem-sucedidos em trabalhos que visam o bem de muitas pessoas.
Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.
Por uma questão de conforto e segurança é melhor tirar sua guia para dormir. Deixe-a a seu lado e recoloque no dia ... Dentro da Umbanda o processo é bem similar, os fios-de-conta ou guias, servem para trazer estabilidade mediúnica e energética e também atuam na proteção do médium e do consulente.