Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio.
Há o óleo de cortar vidro integral de baixa viscosidade, que possui um elevado ponto de fulgor, o que evita riscos de incêndio e a formações de vapores desagradáveis no ambiente de trabalho.
O corte eficaz do vidro requer uma pequena quantidade de óleo, o óleo de corte de vidro Godora é formulado de forma personalizada e bem projetado para um equilíbrio perfeito de lubrificação e viscosidade. Permite que você obtenha uma superfície de corte suave durante o corte.
Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio.
Bom dia,o que fazer em caso de corte com vidro???? Caso o corte seja superficial, lavar abundantemente com água e sabão e fazer um curativo simples. Cortes profundos ou caso tenha ficado pedacinhos de vidro dentro do machucado precisam ser avaliados em um serviço de urgência o mais rápido possível.
Por conta de seu processo de produção, composto por aquecimento e resfriamento, o que o torna mais resistente, o vidro temperado não pode ser cortado, partido ou furado. Segundo a ABNT NBR 14.698, “após ser submetido ao processo de têmpera, o vidro não pode ser cortado, serrado, perfurado ou ter sua borda trabalhada”.
Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água.
Você também pode utilizar removedores específicos de tinta ou thinner, produtos que você encontra em lojas de materiais de construção. Observação importante: essas dicas são válidas para vidros comuns e temperados.
Se você precisa realizar cortes simples é possível optar pelos cortadores de vidro com ponta de aço; porém, caso a intenção seja fazer cortes complexos (como em curva e desenhos), a melhor alternativa é optar por cortadores profissionais com ponta de carbureto.
Para isso, use álcool e a flanela, esfregando bem para ficar o mais limpo possível. Depois, é hora de posicionar o vidro em cima de uma superfície que sirva como apoio para o corte. A cortiça é uma boa opção para isso, já que é um material que não arranha ou arrisca o vidro.
Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta.
Por ser duro e rígido, não pode ser cortado, partido ou furado. A tensão concentrada em pontos de apoio ou suporte podem acabar quebrando o material. Já o vidro comum ou vidro laminado são mais flexíveis que o vidro temperado. Assim, furos e recortes devem ser solicitados antes do processo de têmpera.
Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.
Uma vez que o vidro temperado sai do forno, ele está finalizado, ou seja, não se pode mais recortar, furar ou usinar a peça. Por outro lado, para reduzir levemente o dimensional, é possível lixar o vidro com uma certa gramatura que não colida com as bordas.
Por exemplo, não recomendamos aquelas receitas caseiras, como colocar café, pasta de dente, vinagre ou sal. Outro ponto importante é o de não tomar sol nos ferimentos e não mexer com produtos corrosivos ou sujos enquanto o corte não tiver cicatrizado.
Aqui, é necessário higienizar a ferida com água corrente e sabão neutro, retirando vestígios de vidro ou sujidades que possam estar presas no ferimento. Em seguida, use um antisséptico e cubra o ferimento com uma gaze limpa.
Quando o problema é muscular, o processo de cura pode demorar mais. Durante anos, acreditou-se que colocar gelo sobre o músculo lesionado ou com distensão ajudaria a reduzir o inchaço local. Entretanto, um estudo recente acaba de fazer um alerta: o gelo pode, na verdade, desacelerar o processo de cura.
Quer você esteja ajustando sua própria janela, criando vitrais, ou fazendo algum outro projeto, cortar vidro é uma habilidade útil que não é difícil de aprender. Com as ferramentas certas e uma mão firme, qualquer um pode começar a cortar vidro comum em casa.
4º passo: Agora é hora de adicionar, calmamente, querosene ou aguarrás dentro do cortador de vidro. Essa parte é muito importante porque essas substâncias são capazes de diminuir o atrito entre o vidro e o próprio cortador — e, por isso, também conseguem evitar acidentes.
Com o disco de corte diamantado para cortar vidros da Conex foi projetado para lidar com materiais delicados como vidro, porcelanato e espelho, este disco é a escolha ideal para seus projetos mais exigentes.