Para iniciar na cerâmica fria, não é preciso muito, visto que é possível improvisar com objetos do cotidiano. O imprescindível, porém, é contar com a massa plástica sintética própria para esse tipo de arte, os pincéis para pintura, a tinta à base de água e os vernizes.
- lixa (lixa basica de parede FINA) - esponja - pincel - tinta ACRILEX ou similar - verniz - massa ceramica fria (neste caso usei a marca DAS) - rolo para abrir a massa. Lembrando que uma garrafa de vidro ou algo cilindrico serve tambem.
A cerâmica fria é uma técnica que permite a criação de peças cerâmicas sem a necessidade da estrutura de um forno. Para criar as peças, é necessário usar uma massa que pode ser modelada à mão e que endurece apenas com a temperatura ambiente, facilitando muito o processo.
A lixa diamantada é considerada a mais eficiente para o lixamento de cerâmicas, pois possui grãos de diamante sintético em sua superfície. Esses grãos são extremamente duros e duráveis, permitindo um lixamento preciso e eficaz.
Para começar, precisamos apenas de argila e água. As ferramentas profissionais podem facilmente ser substituídas por objetos que tenhamos em casa. Dá pra usar fio dental para cortar a argila, colher para alisar, e esponja de cozinha para limpar ou dar textura na peça.
Como usar cerâmica fria: Aprenda a fazer potinhos e peças incríveis sem forno
Qual a diferença de cerâmica fria e argila?
A argila é natural e precisa queimar em alta temperatura pra virar uma cerâmica. O biscuit e cerâmica fria são massas sintéticas que nao precisa de forno, seca ao natural #arte #artesanato #biscuit #tutorial #curso #gratis #aula #comofazer #pratinho #escultura.
Por sua vez, a cerâmica fria não vai ao forno, seca naturalmente ao ar e pode ser pintada com tinta acrílica ou PVA. A diferença entre esses tipos de arte, portanto, reside no processo de queima, que existe somente na cerâmica de alta temperatura.
Secagem final até 36 horas dependendo da temperatura e umidade. Não vai ao forno. Não deve ser tingida - após a secagem final pode ser decorada com tintas a base de água, esmaltes, tinta a óleo e qualquer tipo de verniz e canetas hidrográficas.
Qual a diferença entre cerâmica fria e massa de biscuit?
O biscuit é preferido para detalhes nítidos e superfícies porosas, enquanto a cerâmica fria se destaca em trabalhos que demandam uma textura mais suave e requintada. Ambos os materiais possuem características únicas que oferecem um mundo de possibilidades artísticas para entusiastas do artesanato.
Ótima para esboços de trabalhos profissionais, estudantes e escolares. Você só precisa de 24 a 48 horas. Secagem, dependendo do tempo e umidade e, uma vez seca é muito resistente.
Olha, a massa cerâmica fria é super resistente, além de impermeável. Ela já se tornou uma tendência nos mundo do artesanato por causa da moda dos anéis e brincos feitos desse material que tem conquistado a geração Z, sabia?
Incensários, cinzeiros, quadrinhos, vasos de plantas e outros itens podem ser feitos de forma simples. Uma nova tendência chegou no Tik Tok e tem ganhado o coração de muitos usuários dessa rede social. Depois da produção de velas, pinturas em telas, chegou a hora das peças simples em cerâmica fria.
Só um PS: por se tratar de uma cerâmica fria, esse tipo de artesanato só pode ser usado para fins de decoração, porta joias e afins. Para utensílios de cozinha, como canecas e pratos, a prática não é recomendada.
Massa para modelagem, ferramentas, tinta, verniz e pincéis. Essas são alguns dos itens básicos para quem deseja fazer cerâmica fria em casa. Dando asas à sua criatividade, é possível criar objetos de decoração como vasos, porta-copos, pratos, incensários, entre outras peças.
A Cerâmica fria não tem proteção devida para consumir alimentos nela e apesar de não estragar tão facilmente, o constante contado com a água diminui o tempo de conservação da peça e pode vir a quebrar.
Você pode armazenar sua massa dentro de caixas, mas tenha muito cuidado! Ao fazer isso, não deixe a caixa ter contato direto com o chão, pois a temperatura fria dele pode resultar no ressecamento. Mas calma, existe solução para isso. Você pode colocar papelão embaixo das caixas, por exemplo!
É um tipo de pasta de modelar especial, que seca ao ar livre, sem precisar ir ao forno, como a cerâmica tradicional. Pode ser usada em diversos tipos de trabalhos artesanais, mas não deve ser utilizada para criação de utensílios de cozinha.
A melhor argamassa que indicamos nessa categoria é a cimentcola interno quartzolit. Ela é recomendada para o assentamento de cerâmicas de até 85X85cm em áreas internas.
Caso sua peça de cerâmica ou porcelana necessite reparos como alinhamento de superfícies ou de preenchimento de buracos e rachaduras, a melhor cola é a do tipo epóxi. As colas epóxi consistem de duas partes: uma resina e um endurecedor que, quando misturados, produzem uma cola firme e durável.
Argila: A argila é a matéria-prima básica para a cerâmica artesanal. Você pode comprar argila já preparada ou prepará-la você mesmo a partir de minerais brutos.
Quanto tempo depois de colocar cerâmica pode molhar?
Limpe o excesso 6 horas depois da aplicação. Em locais molhados ou de contato frequente com a água, a indicação é fazer uma impermeabilização na área rejuntada para evitar infiltrações.
O detergente neutro e o multiuso são os materiais mais adequados para a limpeza de cerâmica. No caso de cerâmica antiderrapante, um produto mais abrasivo pode ser necessário para a remoção da sujeira resistente. São exemplos a água sanitária e o saponáceo.