São Paulo nos diz que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, quando comprovada, produz a esperança. A paciência gera perseverança (Rm 5,3-4).
O texto de Romanos, capítulo 5, a partir do versículo 3, fala sobre perseverança: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.
Portanto, diante da provação, precisamos nos esforçar para permanecermos firmes e convictos. Caso contrário, assumiremos uma atitude fragilizada pelo medo e pelas emoções. Em outras palavras, estaremos assumindo atitudes de pessoas melindrosas e “fracas”, no pior sentido da palavra.
(I Pedro 3:18-20a). Tenham em mente que a paciência (makrothymian) de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhe escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu (II Pedro 3:15). O amor é uma virtude paciente. “O amor é paciente” (I Co 13:4).
A tribulação produz paciência! Pr. RODRIGO SANTANNA
Qual é o fruto da paciência?
Paciência é uma das nove virtudes que o Espírito Santo produz na vida do cristão, ela faz parte da tríade primária na lista das virtudes do fruto do Espírito, que são: amor, alegria e longanimidade (paciência), sendo o resultado das duas primeiras virtudes.
O segredo é treinar o cérebro para que ele desenvolva mais compreensão com os sentimentos pouco a pouco. Eventualmente, será possível perceber que a impaciência está sendo substituída por momentos mais calmos.
A paciência gera perseverança (Rm 5,3-4). A paciência nos faz aprender a esperar em Deus, a confiar sem perder a esperança, e nos faz entender que o silêncio de Deus não é a ausência d'Ele.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 5 E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada.
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
A provação é uma dificuldade que põe em prova a nossa fé. Afinal, só damos provas a Deus de nossa fé quando passamos por provações. Ninguém gosta de tê-las em sua vida, mas elas servem para nos fortalecer e ajudar no nosso crescimento espiritual.
Na provação que enfrentamos, Deus quer que peçamos a Ele o que precisamos a respeito dela. Há incontestável conforto em saber que você foi a Ele em oração. Ele quer que aliviemos nosso coração e extravasemos tudo diante d'Ele.
Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.
Quando aprendemos a ter paciência, nos livramos de um estresse recorrente que se acomula dentro de nós. A partir de habilidades interpessoais que podemos desenvolver, conseguimos gerir melhor nossas emoções e aprender a também lidar com as emoções do outro.
A paciência não é apenas suportar, mas suportar bem!” Em nossa vida pré-mortal, nosso Pai Celestial preparou um plano para nós, Seus filhos espirituais, e bradamos de alegria pela oportunidade de virmos à Terra (ver Jó 38:7).
Paciência é um fruto do Espírito e pode ser desenvolvida e aperfeiçoada através de nosso relacionamento com Deus. Paciência é um fruto do Espírito (Gálatas 5:22).
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
O dom da paciência diz literalmente respeito a habilidade de esperar calmamente, de confiar que o momento ou a situação esperada irá chegar, ou que ainda um sonho será conquistado.
Paciência significa aceitar o que não pode ser mudado e enfrentar isso com coragem, graça e fé. Significa estarmos “[dispostos a submeter-nos] a tudo quanto o Senhor achar que [nos] deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai” (Mosias 3:19).
Se você realmente quer se tornar uma pessoa paciente, faça todo o necessário, vença a si mesmo, sua ira, sua pressa, por causa de Cristo. Quem busca as virtudes, sejam elas quais forem, por amor a Cristo, crescerão até o inimaginável, além daquilo que seria impossível para qualquer pessoa.
Viver angustiado no trânsito; passar o dia irritadiço; a sensação de que vai explodir no trabalho a qualquer instante; dar ordem aos filhos somente aos gritos; desentendimentos rotineiros nos relacionamentos; descontrole diante das adversidades da vida.
Enfrentar filas diariamente, ficar preso no trânsito ou demorar para ser atendido são algumas coisas que fazem parte da nossa rotina que nos ajudam muitas vezes a perder a paciência. Segundo a Associação Médica Americana, a impaciência está entre os principais fatores de risco para pressão alta em jovens adultos.