Segundo a lenda, quando o Curupira percebe a presença de alguém que representa uma ameaça à natureza, ele recorre a diferentes travessuras para espantar os invasores. Com assovios agudos, uivos de lobos e barulhos de galhos de árvores chacoalhando ou pedras sendo atiradas, o Curupira assusta e afugenta as pessoas.
Os indígenas acreditavam que o curupira aterrorizava e matava aqueles que entravam na floresta para caçar ou derrubar árvores. O pavor era tão grande que os indígenas ofereciam presentes quando entravam na floresta para impedir que fossem vitimados pelo curupira.
Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta… Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
Para defender a natureza que o abriga, o Curupira ataca seus inimigos fazendo deles vítimas que castiga de várias maneiras. A mais comum é transformar-se em caça, atraindo então o caçador cada vez mais para o interior da floresta, impossibilitando-o de encontrar o caminho de volta.
Como protetor da vida nas florestas, ele castiga os agressores da natureza, tendo especial aversão aos caçadores que matam pelo sádico prazer de dominar e destruir os mais fracos. Segundo uma carta de Padre Anchieta, de 1560, o Curupira açoitava e feria os índios, em plena floresta, quando eles atacavam seus animais.
Don't peek - "The Amazing Digital Circus" Animation | Episode 39
Como é a personalidade do Curupira?
A lenda caracteriza o curupira como um menino de tamanho pequeno, de cabelos vermelhos, dentes afiados e pés virados para trás. Seu objetivo é desorientar caçadores. Para isso, ele usa assobios ensurdecedores e suas pegadas ao contrário.
Ele também pode atormentar os caçadores com um assovio ensurdecedor. As vítimas do curupira ficam atordoadas pelo som e por não saber de onde e quem está emitindo-o. Reza a lenda que, caso encontre o curupira na floresta, você pode escapar dele fazendo um nó em um pedaço de cipó.
Seus pés para trás servem para confundir os caçadores. Mas não é só isso: o Curupira simula os gritos e sons de vozes humanas para atrair os invasores e deixá-los perdidos. Não pense que ele seja fofo com caçadores: esse ser das matas não tolera quem caça seus animais ou quem caça "por prazer".
Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas. Como suas pegadas ficam ao contrário, muitos invasores ficam confusos e se perdem nas matas.
Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas. Essa lenda fala de um ser mítico protetor da floresta que se voltava contra aqueles que entravam na floresta para derrubar árvores ou caçar animais.
O Curupira é uma criatura do folclore brasileiro. que é descrito como um ser sobrenatural, protetor das florestas e dos animais. Ele é geralmente mencionado como um menino. com os pés virados pra trás e cabelos vermelhos, ou ainda como um anão. com pelos vermelhos em todo o corpo.
O que faz o Curupira com as árvores quando ameaça cair uma tempestade?
O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.
Dessa forma, cria-se uma ação vigilante do presente para que toda a humanidade seja beneficiada no futuro, pois é na infância que se instauram os sentimentos de empatia e proteção. O que você achou deste post sobre a história do Curupira?
Turma do Folclore: Conheça a história do Curupira, este personagem da Turma do Folclore, amigo da natureza que adora brincar na floresta com seus amigos Saci Perere, Iara e Caipora do Folclore Brasileiro.
De acordo com a história, o Curupira tem o corpo coberto de pelos vermelhos, os pés virados para trás e uma cabeleira de fogo. Ele vive nas matas e tem o poder de proteger os animais e as plantas contra os caçadores e os desmatadores.
A cuca é um ser do folclore e conhecida como uma velha com feições horrendas e muito maldosa. A principal maldade cometida por ela é a de sequestrar e devorar crianças, característica que a associa diretamente com o bicho-papão. Por meio da obra de Monteiro Lobato, a cuca foi popularizada com a forma de um jacaré.
Na cor amarela, está o Curupira e elementos, como pegadas invertidas, árvores, galhos, folhas e um javali, seu bicho de estimação. Na cor verde, está Boitatá cuspindo fogo em volta de floresta; olhos de cobra observam atrás da mata.
O hábito de fumar que o saci possui é atribuído à influência das culturas indígena e africana, nas quais esse ato era comum. Outro elemento da cultura africana é o fato do saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira.
A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas. Essa lenda era comumente utilizada como forma de amedrontar as crianças. Na lenda tradicional, a Cuca tem a forma de uma mulher muito velha com o rosto horrendo, corcunda e pele enrugada.
Timbre: curupira de sua cor com arco e flecha de ouro na mão sinistra e na dextra empunha uma bandeira da Unicamp com haste de negro e montado num cateto de negro realçado de prata.
No Brasil, a Cuca foi popularizada pelo livro "O Saci" (1921), de Monteiro Lobato, único de toda a obra do escritor em que ela aparece. Lá, a Cuca é descrita como uma "horrenda bruxa" que tem audição muito apurada, é "velha como o tempo", vive em uma caverna na floresta e só dorme uma noite a cada sete anos.
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.