Vagões. Os vagões são veículos ferroviários sem motor, normalmente puxados por locomotivas. Existem muitos tipos diferentes, especializados para movimentar diversos tipos de carga.
MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
No formado cônico, o corpo do trem empurra a roda para que a parte de circunferência menor percorra o menor trajeto na curva, enquanto a circunferência maior faz o trajeto contrário na roda oposta. Sem essa configuração, seria impossível a existência desse meio de transporte.
Eles são equipados com freios pneumáticos ou hidráulicos, acionados pelo maquinista do trem ou pelo sistema de controle de velocidade do mesmo. Quando o maquinista quer reduzir a velocidade do veículo, ele aciona os freios do vagão de frenagem, que se aplicam ao solo através das rodas de freio.
Num trem, a força usada para locomover a composição é produzida por uma unidade especial, a locomotiva, que é equipada para transmitir a força produzida. pelos seus motores para as rodas. As rodas que recebem a força de tração são chamadas de rodas motrizes.
Confira algumas curiosidades! Nossas locomotivas são do tipo diesel-elétrica: um motor diesel liga um outro motor de eletricidade. Essa eletricidade aciona os motores nas rodas da locomotiva, colocando-a em movimento.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Os trens se locomovem sobre trilhos que formam linhas que conectam estações, pátios e terminais formando assim uma rede ferroviária. Terminais ferroviários e outras localidades onde os trens são formados ou desmembrados são chamados pátios ferroviários ou simplesmente pátios.
possui um mecanismo. que pressiona as pastilhas de freio contra os discos, criando atrito. e diminuindo a velocidade. até a parada total ser necessário.
A energia elétrica é então retificada através de diodos retificadores, para que esteja disponível na forma de corrente contínua. Finalmente, a energia elétrica é distribuída ao longo de toda a via metroviária, através de condutores elétricos aéreos (catenária) para alimentar os motores elétricos dos trens.
A maior fonte energética da ferrovia é o óleo diesel que abastece as locomotivas. O óleo diesel nessa operação representa 46% dos custos operacionais da ferrovia e cerca de 1% do óleo diesel consumido no Brasil.
Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente. Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
O trem funciona como uma locomotiva que puxa os outros vagões. Está presente principalmente em subúrbios e regiões metropolitanas, onde há mais espaço para construção de trilhos, que também são utilizados para outras finalidades, como transporte de vagões de cargas.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Para isso, utiliza tecnologia de levitação magnética, ou Maglev. Nesse sistema, os trens não rodam, levitam. Graças a potentes imãs chamados magnetos, o trem não toca no trilho.
Alta velocidade ferroviária, também chamada de comboio ou trem de alta velocidade ou trem-bala, é um tipo de transporte ferroviário que opera significativamente mais rápido do que o tráfego ferroviário tradicional, utilizando um sistema integrado de material rodante especializado e linhas específicas.
Os trens de força a diesel usam um motor a diesel para alimentar o veículo. O diesel é injetado no motor, o que cria energia térmica por meio da combustão e gera a energia para mover o veículo.
Passa a ser necessário o estudo do movimento do trem em curva. Estando o trem ganhando velocidade, a aceleração tangencial (at) será positiva e simultaneamente haverá a atuação de uma aceleração normal (an), denominada centrípeta, que faz o movimento seguir a curva, em vez de permanecer em linha reta.
Na verdade, as diferenças entre os dois modais de transporte são basicamente tecnológicas. A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.
Diferente de um carro, o motor do trem não fica dentro do capô, eles ficam ao longo da composição, na parte de baixo do trem e chamamos de carro motor. Totalizando 4 carros motores por trem, esse motor. converte energia elétrica. em energia mecânica para impulsionar o trem.
A locomotiva se desloca pelo o que chamamos de infraestrutura ferroviária, no qual o trem anda sobre rodas metálica alocadas sob vigas férreas longitudinal (os trilhos) com distanciamento regulares definidos pelos dormentes postos transversalmente sobre os trilhos.