O Parafuso Allen, popularmente conhecido como parafuso sextavado interno, tem como principal função fixar diversos tipos de itens através de uma fenda hexagonal daí deriva o nome deste parafuso. Sua fenda está localizada na parte interna, mais especificamente na cabeça ou haste do parafuso.
A chave Allen é uma ferramenta manual utilizada para apertar e soltar parafusos e porcas com formato hexagonal. Ela possui uma haste em formato de “L” com uma extremidade chanfrada contendo uma cavidade hexagonal.
Esse teste determina a permeabilidade das artérias ulnar e radial. Em uma artéria saudável, o sangue deve voltar rapidamente para a mão, o que é indicado pela cor vermelha. Certifique-se de sempre comparar as duas mãos para determinar se uma artéria está comprometida.
A chave allen é uma ferramenta que traz praticidade aos trabalhos manuais. Sua função, basicamente, é apertar ou soltar facilmente parafusos, porcas e outros fixadores com a cabeça sextavada.
Esse tipo de chave tem o formato de uma letra L com uma ponta que encaixa no parafuso hexagonal pra você girar. Ela é muito comum em trabalhos mecânicos, elétricos e eletrônicos.
Como Fazer o Teste de Allen antes da Punção Arterial? #nasctreinamentosenfermagem #enfermagem
Como se usa chave Allen?
Como usar a chave Allen? O uso correto da chave Allen envolve inserir a extremidade hexagonal na cabeça do parafuso e aplicar torque para apertar ou soltar. Posicione-a corretamente para evitar escorregões e garantir uma aplicação eficiente de força.
TESTE DE ALLEN Comprimir simultaneamente as duas artérias (radial e ulnar) pedindo ao paciente que feche e abra várias vezes a mão; esta ficará esquemiada e pálida. Em seguida com a mão do paciente aberta, retira-se os dedos da artéria ulnar. A coloração rósea deve voltar, indicando boa circulação colateral.
A primeira forma é medindo a dimensão do parafuso, e, claro, fazendo isto sobre a rosca. A segunda maneira de realizar a medição é através da checagem do passo de rosca, que é a medida obtida sempre entre dois filetes consecutivos. Para isto, você utilizará como referência a crista da rosca.
O nome Álan tem uma origem céltica e germânica, derivando da palavra "Alun," que significa "pequeno rochedo" ou "pequeno guerreiro." Ao longo da história, o nome Alan foi adotado por diversas culturas, ganhando popularidade em diferentes regiões do mundo.
Os autores concluem que o teste de Allen é um exame bom e válido para avaliar a circulação da mão. Se o teste de Allen é negativo, ele é seguro para retirada da artéria radial. Se ele é positivo, outros exames são necessários para confirmar se a retirada da artéria radial é segura.
O Teste de Allen é utilizado para verificação da circulação arterial da mão, por meio da análise de perfusão das artérias radial e ulnar. Tem como finalidades: ✅ Testar a suficiência da artéria ulnar no suprimento sanguíneo da mão. ✅ Avaliar a presença da circulação colateral adequada para a mão.
A seguir, realizou-se o teste de Allen (TA) comprimindo-se, simultaneamente, ambas as artérias no pulso com os polegares do examinador, obtendo-se palidez cutânea, acompanhado por movimentos de abertura e fechamento da mão pelo paciente, por dez vezes consecutivas.
Um teste de Allen modificado negativo é aquele em que a mão não flush dentro do período de tempo especificado. Isso indica que a circulação ulnar é inadequada ou inexistente. A artéria radial que fornece sangue arterial para aquela mão não deve ser perfurada.
Exame Laboratorial Gasometria é um grupo de exames feitos em conjunto que medem o pH e as quantidades de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Em geral, é usado sangue arterial.
2) Complicações e Riscos: trombose arterial, embolia, hematoma, hemorragia, infecção, aneurismas e fístulas artério-venosas, complicações neurológicas, dor e inflamação no local da punção, compressão nervosa, isquemia ou perda do membro.
Os primeiros parafusos que foram fabricados com uma cabeça em formato hexagonal datam de 1910, e foi William G. Allen quem patenteou o design e a forma de produção deles na época.