A ansiedade que o envelhecer gera, pode ser acentuada pela mídia e a preocupação com o entardecer da vida evolui para um transtorno de ansiedade mais específico, como uma fobia, chama- da de gerascofobia.
Geralmente a causa dessa patologia se dá por conta da falta de informações psicológicas e educativas a respeito do que é envelhecer, suas mudanças e características. Muitas dessas pessoas não tiveram acesso a esse tipo de informação quando mais novos e isso resulta na não aceitação.
Um conjunto de atitudes, em geral negativas que se expressam de diferentes maneiras, no que diz respeito ao envelhecimento, ainda que nem sempre de modo intencional, caracteriza a gerofobia (do grego gero= velho ou idoso fobos= temor, medo) que atrás do rascismo e sexismo é a terceira forma mais comum de discriminação.
Nas fobias específicas, diante de um objeto ou situação fóbica, as pessoas podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese, náuseas, tremores, alterações de pressão arterial, comportamento de paralisia ou fuga. Nos casos de fobia em relação a sangue, ferimentos ou injeções, também é comum ocorrerem desmaios.
Um certo nível de medo e de ansiedade é normal, racional e, às vezes, funciona até como fator de proteção. Porém, fobias são diferentes, pois fazem com que a pessoa acredite que há um perigo que não existe. Assim, quem tem esse transtorno compromete sua qualidade de vida nos aspectos pessoais, sociais e profissionais.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC), em particular a exposição gradual ao objeto ou situação temida (terapia de exposição), é frequentemente considerada altamente eficaz no tratamento das fobias.
A ansiedade que o envelhecer gera, pode ser acentuada pela mídia e a preocupação com o entardecer da vida evolui para um transtorno de ansiedade mais específico, como uma fobia, chama- da de gerascofobia.
O que é tocofobia? É um distúrbio que afeta as mulheres e causa um medo intenso da gravidez ou, ainda, da dor do parto. As mulheres que sofrem de tocofobia desenvolvem crises de ansiedade e aversão ao ato sexual (devido ao medo de engravidar), além de pesadelos frequentes e dificuldades para dormir e se alimentar.
Na psicologia, mnemofobia é a aversão ou o medo mórbido, irracional, desproporcional, persistente e repugnante das memórias e lembranças passadas. Pessoas que sofrem desse distúrbio psicológico podem temer recordações em geral ou apenas as más recordações.
De qualquer forma, todas essas expressões se referem ao preconceito em relação às pessoas mais velhas e aos estigmas associados ao envelhecimento. Infelizmente, eles são muitos e estão bem enraizados na nossa cultura. Basta pensar no pânico que muitos de nós têm somente ao pensar em envelhecer.
O que é gerascofobia? Quer receber conteúdos como esse no seu WhatsApp ou E-mail? A gerascofobia consiste no medo irracional e exagerado de envelhecer. Assim como as outras fobias, ela é capaz de causar ansiedade no indivíduo quando esse imagina as possíveis transformações que sofrerá com o passar dos anos.
O termo ageísmo, assim como etarismo e idadismo, são utilizados para expressar a discriminação e o preconceito em razão da idade das pessoas. Esse termo é originário da palavra ageism, criada em 1969 pelo médico e gerontologista norte-americano Robert Neil Butler.
O transtorno enfrentado por ele é o que a psicanálise descreve como ginecofobia (ou ginofobia), uma aversão severa às mulheres. "A razão pela qual me tranquei aqui dentro e coloquei uma cerca na minha casa é porque quero ter a certeza de que as mulheres não se aproximarão de mim”, afirma.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – São Paulo (SBGG-SP), em parceria com a Bayer, o maior medo do idoso brasileiro é a solidão, aí sim, seguido pela preocupação com a incapacidade de enxergar ou se locomover e o desenvolvimento de doenças graves, em terceiro ...
Gerontofobia, também conhecida por gerascofobia, é um medo extremo de envelhecer, ou medo dos idosos. A palavra gerontofobia é derivada de geronto, que significa “velhice”, do grego “geronta” e – “fobia”, do grego “phobos”, que significa “medo mórbido”.
É uma fobia em que a pessoa tem medo anormal e injustificado de pelo ou de cabelo. Aqueles que sofrem desta fobia muitas vezes afastam-se de pessoas com cabelo abundante. Podem também temer o seu próprio cabelo, e por ódio tentam remover o cabelo da sua cabeça.
O pavor de 'águas profundas', animais marinhos e da sensação causada pela imensidão tem um nome: talassofobia. Esse tipo de medo pode causar ansiedade, aversão à qualquer ambiente com águas profundas - do mar às piscinas - e também sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico.
Esse medo pode ser denominado Batracofobia (Medo de sapos e rãs): Sintomas, tratamentos, causas. fobia de sapos é batracofobia, que significa medo da família de anfíbios, incluindo sapos, rãs, salamandras etc. O medo de sapos é especificamente chamado Bufonofobia.
A ansiedade social é interessante. Pode levar a temores irracionais como a ginofobia, que é o medo de se aproximar de uma mulher ou de ter uma relação sexual com ela. Também conhecida como ginecofobia ou ginefobia, quem a possui pode ter ódio ou má vontade até mesmo com as próprias irmãs ou mães.
Algumas pessoas com certas condições médicas desenvolvem escopofobia porque sentem que se as pessoas olharem demais, um episódio pode começar e vice-versa. Epilepsia, Síndrome de Tourette, distúrbios do movimento e lesões desfigurantes estão entre as condições que podem aumentar o risco de escopofobia.
Essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca. Com o avanço tecnológico, passar um dia inteiro sem o smartphone é um grande sacrifício para a maioria das pessoas.
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.
+Filemafobia ou Filematofobia - medo de beijar ou dos beijos. +Fasmofobia - medo dos fantasmas. +Fagofobia - medo de engolir ou de comer ou de ser comido.