O CID F40 indica que o paciente sofre transtornos que provocam ansiedade diante de determinadas situações. Isso acontece mesmo quando essas situações não representam um perigo real.
A presença de um transtorno de pânico é freqüente no curso dos episódios atuais ou anteriores de agorafobia. Entre as características associadas, acham-se freqüentemente sintomas depressivos ou obsessivos, assim como fobias sociais.
O F40. 8 é um código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) que se refere a transtornos fóbico-ansiosos que não se enquadram em outras categorias específicas.
CID G40: o que significa? CID G40 – Epilepsia é uma doença caracterizada por uma “predisposição permanente do cérebro em originar crises epilépticas e pelas consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais destas crises”.
F40. 2 é o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10) que se refere às fobias específicas (isoladas). As fobias são transtornos de ansiedade caracterizados por medos irracionais e intensos em relação a objetos ou situações específicas.
Esse profissional é essencial para orientar sobre os procedimentos legais, garantir documentos adequados e, em casos de negativa, interpor recursos. Qual o CID mais grave de ansiedade? O CID mais grave para transtornos de ansiedade, segundo a CID, é o F41. 1 (Transtorno de Ansiedade Generalizada).
O CID N40 indica uma doença conhecida também como próstata aumentada. Pacientes acometidos por essa condição apresentam um crescimento anormal no volume de células prostáticas. Como consequência, a uretra é comprimida. Por isso, relatos de dificuldades na micção são comuns.
CID F41.1 – Ansiedade generalizada é caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente. Tal condição “não ocorre exclusivamente nem mesmo de modo preferencial em uma situação determinada”, de acordo com o DATASUS. Entre os sintomas, estão: Nervosismo persistente.
Foram construídas ao todo 19 unidades dessa variação, a F40 LM, que trazia poucas modificações estéticas, mas, com o motor retrabalhado (e turbos com pressão mais alta) desenvolviam até 720 cv de potência, chegando na velocidade máxima de 367 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
Quantos dias de atestado para o CID F41? A determinação do número de dias de atestado para pacientes com diagnóstico de CID F41 varia bastante. O período de afastamento depende da gravidade dos sintomas, da resposta ao tratamento e das necessidades específicas do paciente.
O CID K40 – Hérnia inguinal indica que o paciente apresenta a protrusão do conteúdo abdominal por uma abertura na parede muscular da região da virilha. Ocorre devido a um enfraquecimento ou defeito, podendo ser congênito ou adquirido. O CID K40 inclui: Bubonocele.
O CID M45 – Espondilite ancilosante indica a artrite reumatoide da coluna vertebral. Trata-se de doença inflamatória crônica que pode evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial.
A classificação internacional de doenças CID mais comumente associada à aposentadoria por ansiedade é a F41. 1. Para obter esse benefício, é necessário passar por perícia médica do INSS, na qual o médico avaliará a gravidade do transtorno e sua incapacidade laboral.
O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).
Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença: CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa. CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.