A descrição do seu nome, Esclerose Lateral Amiotrófica, significa: Esclerose - endurecimento e cicatrização; Lateral - endurecimento da porção lateral da medula espinhal; Amiotrófica - fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.
A gíria tem origem na Bahia e é utilizada em rodas de amigos no sentido de “sai fora, eu não”. Em sua forma original, o “lá ele” é usado como uma resposta jocosa para um trocadilho de cunho sexual e serve como uma espécie de contragolpe em uma conversa.
A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".
Composição. "Lá Ele" é uma composição de Tierry. O cantor afirmou que a canção é baseada na expressão baiana, que significaria uma defesa em frases de duplo sentido.
Utilizada para dizer que é outra pessoa que faz um ato de duplo sentido. Sinônimo de “eu não” e “sai fora”. Exemplo: "O sucesso dos brasileiros penetrou pessoas do mundo inteiro, lá ele".
“O 'lá ele' pode ser usada em diversas situações, por qualquer tipo de pessoa, sem se importar o sexo. É muito usado em contextos de duplo sentido, quando vem aquele amigo sacana, que faz uma piada, e você já larga ele [lá ele], que é substituído por 'eu tô fora'.
Lá ele, então lá ele, ele é usado como método de defesa. para qualquer coisa que você, que alguma Pessoa fala pra você, que você não deseja para SI próprio. OU seja, como se fosse 1 escudo. tipo assim, vamos dizer que cabelinho fala assim, ah, você vai torcer o pé.
Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.
A expressão se tornou famosa e viralizou ao ser usada pelo criador de conteúdo Toninho Tornado, com a famosa frase "calma, calabreso". A frase "calma, calabreso" era usada nos vídeos de pegadinha de Toninho, dita por ele quando a pessoa que caía na pegadinha se irritava.
Estão falando que calabreso é chamar a pessoa de gorda”. Mais uma vez, o baiano se defendeu. “Não chamei ele de gordo, só de calabreso. É uma resenha que tem em Salvador.
Lá ele é uma antiga expressão baiana que tem tomado conta da internet nesse começo de 2023. Acabou virando meme. O povo tá enfiando “lá ele” em tudo quanto é canto (lá ele). Se você não sabe o que significa ou como utilizá-la, a #Memepédia de hoje é pra você.
O bordão ficou tão conhecido, que o cantor Tierry aproveitou a febre para compor uma música chamada "Lá ele" ao lado de outro fenômeno: o cantor (e meme!) Manoel Gomes.
Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.
Lá Ele é usado para proteger a pessoa das frases de duplo sentido. Ou seja, aplicar o que está sendo dito em outra pessoa. Este termo é conhecido nem Salvador há muitos anos.
O dialeto baiano é classificado como um dialeto brasileiro meridional (juntamente com o fluminense, o mineiro e o sertanejo) com características intermediárias entre os dois grupos, enquanto o Dialeto Nordestino, Recifense, Costa Norte e Nortista são classificados como setentrionais.
A expressão "01 não é 02" pode ser interpretada como uma forma de dizer que ele é único e incomparável, reforçando a ideia de que ele se vê como um 'rei' entre as mulheres.
Popularmente, todas as divindades são chamadas de Orixás ou “santos”, costume proveniente do sincretismo religioso, que cria as expressões como “pai de santo”, “mãe de santo”, “filho de santo”, entre outras. No Candomblé, o Deus supremo é chamado de Olorun, Nzambi ou Olodumare.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.
A palavra não tem sentido pejorativo ou ofensivo. Durante a festa do BBB 24 nesta madrugada, Brito brigou com Lucas Henrique e chamou o professor de "calabreso". MC Bin Laden apontou que a palavra era usada para chamá-lo de "gordo" de uma forma menos agressiva. Ana Maria e o criador da expressão desmentiram o funkeiro.
"Calabreso" não tem exatamente um significado bem definido. Trata-se de um termo usado pelo humorista Toninho Tornado, que faz esquetes de humor ao estilo câmera escondida. Para brincar e provocar pessoas na rua, Toninho costuma mudar a última sílaba terminada em "a" de uma determinada palavra para "o".
É quando o sujeito está indignado com algo que o interlocutor lhe disse. Para discordar com veemência, ele diz "aí dento" e ainda faz o gesto com a mão.