Por exemplo, se alguém se aproxima de ti e diz “tu tá cheiroso afu, hein meu?”, significa que tu está muito cheiroso, assim como se alguém disser que tu é “feio afu”, significa que tu é muito feio.
AFU (atualização de firmware AMI) é um pacote de utilitários usados para atualizar o BIOS do sistema em vários sistemas operacionais. A AFU funciona apenas para APTIO com suporte para FLASH SMI.
Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”
A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).
Reforça o esforço do motorista que não aplica a pressão máxima no pedal. É o mesmo que outras siglas do carro: EBA (Emergency Brake Assist), BA (Brake Assist) ou AFU (em francês: Assistance au Frenage d'Urgence).
Afuá é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Marajó, localizado no norte brasileiro, a uma latitude 00º09'24" sul e longitude 50º23'12" oeste, no delta do rio Amazonas.
Tchê é uma interjeição comumente utilizada no português, no castelhano (che) e no valenciano (xe), sendo usada como vocativo (significando "companheiro", "amigo") ou para expressar espanto ou surpresa.
“Bah”, “tchê”, “mate”, “barbaridade” e “guri” são palavras que (quase) todo mundo conhece e até usam no dia a dia. Mas, você sabe o que significa “guapo”, “pandorga”, “vareio” e “posteiro”?
O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva.
O que significa a palavra gaudério no Rio Grande do Sul?
Aquele dicionário tem 556 páginas e contem 6.800 termos e expressões do regionalismo gaúcho. Vejamos a definição de Gaudério: Gaudério é uma pessoa que não tem ocupação séria e vive à custa dos outros, andando de casa em casa. Parasita, amigo de viver à custa alheia.
Aqui em Curitiba a gente chama menino de piá. Sua origem é do guarani e significa coração! Os indígenas chamavam carinhosamente seus filhos de "tchê piá", que significa "meu coração".
No bico ou De bico: significa “estar de olho” em algo ou alguém. Gringo: modo como os gaúchos chamam os descendentes de italiano que moram na serra gaúcha. Chavear: o mesmo que fechar a porta com chave. Guaipeca: modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas.