O processo mantém as informações seguras e permite que os gestores utilizem os espaços físicos para outras atividades. Portanto, indexar significa identificar os documentos digitalizados, o que pode ser feito utilizando dados como data, número de pedido, nome do fornecedor, marca etc.
Indexação é o nome que se dá para o ato de indexar contratos ou preços de produtos e serviços a determinados índices. Tipicamente os índices utilizados são os de inflação. Dessa forma ela busca garantir que um produtor, vendedor ou assalariado não tenha prejuízos com a inflação.
O objetivo principal da indexação é garantir a capacidade de pesquisar e recuperar instantaneamente as informações contidas nos documentos digitalizados.
A indexação possui várias etapas: análise e segmentação dos conteúdos, sintetização e construção do texto de acordo com os conceitos pré estabelecidos e por fim, a representação da linguagem documentária, que auxilia no encontro de qualquer documento.
O que é indexação de documentos? Indexar nada mais é que identificar um documento digitalizado através de atributos específicos. Tome como exemplo uma fatura. Ela pode ser indexada por nome do fornecedor, número do pedido, data, entre outras características.
Métodos colaborativos de indexação. Indexação por extração (derivada): palavras ou expressões selecionados do documento. Indexação por atribuição: termos de outra fonte que não o documento, podendo ser o vocabulário controlado.
É a petição que dá início ao processo. Pode ser endereçada a juiz singular ou ao Tribunal, dependendo da competência. Deve-se indexar a petição da primeira página até a assinatura (ignorar os documentos que a acompanham).
Para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas, como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na Scielo.
Para saber se um periódico é ou não indexado, você deve pesquisar na própria base de dados. Outra fonte de informação é o site do periódico que deve informar os indexadores. Uma revista indexada atesta um padrão de qualidade, pois passou por um processo muitas vezes rigoroso de seleção.
As revistas não indexadas são freqüentemente consideradas como tendo qualidade científica inferior às revistas indexadas. Com o surgimento de periódicos de acesso totalmente aberto e periódicos on-line, determinar a confiabilidade das publicações e de seus editores tem se tornado mais desafiador.
A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores.
Quando um preço, salário ou taxa de juros é ajustado automaticamente com a inflação, é considerado indexado. Um pagamento indexado aumenta de acordo com o valor do indicador que mede a inflação.
Uma página é indexada pelo Google quando ela é visitada pelo rastreador do Google ("Googlebot"), passa por uma análise de conteúdo e significado e, em seguida, é armazenada no índice do Google.
A indexação de imagens significa identificar objetos e calcular as características das imagens. Este é o passo chave para todos os sistemas de indexação de imagens.
O que é indexação de documentos e como realizar Cite as principais etapas )?
A indexação é a ação de descrever e identificar um documento de acordo com seu assunto, ela faz parte da análise documentária e envolve três processos básicos: a análise, a síntese e a representação da informação.
Um índice de banco de dados permite que uma consulta recupere dados de um banco de dados de maneira eficiente. Em palavras mais simples, a indexação é uma maneira de colocar uma tabela não ordenada em uma ordem que maximize a eficiência ao procurar um registro.
Indexar um banco de dados requer um bom entendimento dos dados, das funções do usuário e de como o banco de dados é indexado. Os índices usam as partes principais de dados a partir de uma tabela em uma estrutura binária para melhorar a capacidade de procura.
O que significa indexação de revistas científicas?
A indexação possui uma análise que é extremamente técnica, pois visa recuperar, descrever e selecionar as informações que o periódico contém. Nessa análise, são avaliados critérios como comprometimento dos editores, as normas da formatação do trabalho.
documento, as autoras estabelecem três etapas: 1ª) compreensão do texto como um todo; 2ª) identificação de conceitos e 3ª) seleção de conceitos que realmente são válidos para serem indexados.
A esse conjunto de elementos, variáveis, instrumentos, métodos e técni- cas influentes e determinantes denominamos política de indexação. Essa política, conforme Rubi (2008), existe com o propósito de colaborar para que o objetivo de oferecer a informação desejada ao usuário seja atingido.
A indexação surge no contexto da chamada "explosão bibliográfica" após a II Guerra Mundial para o controle bibliográfico em centros de documentação especializados, o conceito surgiu da elaboração de índices, e está hoje vinculada ao conceito de análise de assunto.