Sepulcro significa “câmara mortuária”, sendo que na prática dos antigos hebreus essa câmara era desenvolvida em rochas de encostas. Dentro da câmara ocorria o sepultamento de pessoas já falecidas. Trata-se, portanto, de um túmulo, um pouco diferente do que conhecemos no cotidiano.
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
Os explicadores da Bíblia, bem didáticos, ensinam que Jesus falou da existência de pessoas que agem como um “sepulcro caiado”, ou seja, são podres por dentro, mas com uma aparência de belo (túmulo fétido por dentro, mas com uma bela pedra pintada de cal branco, ou pedras de mármore por fora, escondendo sua verdadeira ...
"Inferno significa sepultura" é uma frase que pode ser interpretada de diferentes maneiras, dependendo do contexto em que é utilizada. A palavra "inferno" geralmente é associada a um lugar de tormento e sofrimento eterno na religião cristã, enquanto "sepultura" se refere ao local onde um corpo é enterrado após a morte.
O que significa: Sepulcros caiados, parede branquiada e sepulturas invisíveis?
Como era a sepultura no tempo de Jesus?
Os túmulos típicos dos dias de Jesus eram uma espécie de caverna ou escavação cortada em um penhasco rochoso. Às vezes, grupos de famílias compartilhavam essas áreas de sepultamento.
Alguns sepulcros eram escavados nas rochas (ver Mateus 27:58–60). Os sepulcros tinham pequenas aberturas para que as pessoas tivessem que se curvar ao entrar. O corpo era colocado em um banco cortado de uma pedra. O sepulcro era fechado com uma grande pedra redonda para impedir que ladrões ou animais entrassem.
Porém, Jesus recebeu um tratamento diferente, graças a José, que usou sua influência para obter seu corpo e o enterrar em um sepulcro, que ele havia comprado para si.
Onde Jesus fala que os fariseus eram sepulcros caiados?
― Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundícia.
O sepulcro caiado pode ser comparado com algo bonito por fora, com acabamento e beleza, mas que é fétido por dentro, revelando o seu verdadeiro significado. É algo que possui uma aparência de belo, mas está “podre” por dentro.
porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície. 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniquidade.
O Salvador ensinou que se formos humildes e servirmos ao próximo, o Senhor nos exaltará. Ele vai nos ajudar a nos tornarmos mais semelhantes a Ele e, pela obediência a Seus mandamentos e pelo verdadeiro arrependimento, Deus nos concederá exaltação no reino celestial.
Não podemos ser um sepulcro caiado. Somos chamados, todos os dias, a sorrir para a vida. O segredo para deixarmos nosso coração ser como o de Cristo está na Palavra: “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve”. Serviço e humildade; sejamos humildes e busquemos a conversão do nosso coração.
Começamos, hoje, com o Quarto Ano que estudou e aprofundou o significado do sepulcro vazio. O sepulcro vazio, as aparições de Jesus e o testemunho dos apóstolos, das mulheres e dos demais discípulos são os sinais mais profundos da ressurreição e constituem a base da fé dos cristãos na ressurreição do Senhor.
O Evangelho segundo São João, no capítulo 20, nos fala de um lenço que tinha sido colocado sobre a Face de Jesus quando Ele foi sepultado. Ocorre que, após a Ressurreição, quando o sepulcro foi encontrado vazio, esse lenço não estava caído a um lado, como os lençóis que tinham envolvido o Corpo de Jesus.
Quem foi o primeiro a entrar no sepulcro de Jesus?
Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Enquanto Seu espírito ensinava no mundo espiritual. Depois que Jesus Cristo morreu na cruz, um homem chamado José de Arimateia doou seu sepulcro para que o Salvador pudesse ser sepultado ali. Uma grande pedra selou a entrada.
Maria Madalena, Pedro e João encontram o sepulcro vazio — O Cristo ressuscitado aparece a Maria Madalena no jardim — Ele aparece aos discípulos e mostra Seu corpo ressuscitado — Tomé toca as feridas nas mãos, pés e lado de Jesus — Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.
Porque os judeus lavam as mãos ao sair do cemitério?
Na saída do cemitério há um lavatório, onde os judeus, segundo a tradição, têm que lavar as mãos depois dos sepultamentos (netilat iadaim). De acordo com a crença hebréia, ao se lavar as mãos e a água permanecer cristalina, significa que a pessoa não derramou o sangue do falecido.