O que é a CVM e qual a sua função?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07 de dezembro de 1976 pela Lei nº 6.385, com o objetivo de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.O que a CVM controla e fiscaliza?
Fiscalização e supervisão: monitorar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, assegurando que as instituições e participantes do mercado cumpram com as leis e regulamentos vigentes.Onde tem CVM no Brasil?
Rua Cincinato Braga, 340 - Edifício Delta Plaza - São Paulo/SP. Serviços oferecidos: Atendimento a Investidores: 2º andar (09h às 18h); Centro de Consultas a Documentos: 2° andar (10h às 12h30 e das 14h30 às 17h)Como a CVM protege os investidores?
Como a CVM protege os investidores? A atuação da CVM é de grande importância para o investidor – uma vez que ao fiscalizar e acompanhar o mercado, está protegendo os titulares de valores mobiliários. Ou seja, aquele investidor que compra ações ou investe em mercados que estão sob vigilância deste órgão.CVM - Descomplica #24
Qual é a função do CVM?
Missão da CVMDesenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.
O que a CVM pode fazer?
O que a CVM pode fazer pelo investidor
- Esclarecer dúvidas relacionadas com o mercado de capitais;
- Orientar o investidor no sentido de como investir com segurança;
- Receber denúncias e reclamações contra agentes do mercado de capitais;
Quais são as corretoras autorizadas pela CVM?
Corretoras certificadas
- AGORA CTVM S/A.
- ATIVA INVESTIMENTOS S.A. CTCV.
- BANCO ABN AMRO S/A.
- BANRISUL S/A CVMC.
- BB BANCO DE INVESTIMENTO S/A.
- BGC LIQUIDEZ DTVM.
- BRADESCO S/A CTVM.
- BTG PACTUAL CTVM S.A.
O que a CVM proíbe?
CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil.Quais são os poderes da CVM?
A CVM, por sua vez, tem o poder de emitir normativos complementares às Leis e Resoluções que a norteiam. Esses normativos chamam-se Instruções, Deliberações, Pareceres e Notas Explicativas.Onde atua a CVM?
Em linhas gerais, a esfera de competência da CVM abrange as companhias de capital aberto e incentivadas, fundos de investimento, ofertas públicas de valores mobiliários e as instituições participantes do sistema de distribuição, assim como os clientes e investidores que operam no mercado de valores mobiliários.O que a CVM fiscaliza?
Proteger o investidorPor isso, a CVM trabalha também no sentido de fiscalizar emissões irregulares de valores mobiliários. A Comissão está alerta para detectar atos ilegais por parte de administradores e acionistas de companhias abertas ou gestores de carteiras e fundos de investimento.
QUEM A CVM regula?
A CVM é a Comissão de Valores Mobiliários — entidade autárquica cujo principal objetivo é fiscalizar e desenvolver o mercado de capitais no Brasil. Para isso, estabelece normas e regras para seus participantes (corretoras de valores, por exemplos) e assegura que estas sejam cumpridas.Quem são os membros da CVM?
Os membros da CVM são:
- João Pedro Barroso do Nascimento – presidente até 14 de julho de 2027;
- Flávia Perlingeiro – diretora da CVM Rio de Janeiro até 31 de dezembro de 2023;
- João Accioly – diretor da CVM Brasília até 31 de dezembro de 2026;
- Otto Lobo – diretor da CVM Rio de Janeiro até 31 de dezembro de 2025.
Quem deve estar cadastrado na CVM?
Em regra, toda oferta pública deve ser registrada na CVM. Porém, o registro poderá ser dispensado, considerando as características específicas da oferta em questão.O que a CVM exige?
Objetivos da CVMNesse sentido, ela está sempre atenta a qualquer irregularidade que os participantes desse mercado (companhias, gestores de fundos ou investidores) possam vir a praticar. Além disso, o órgão exige que empresas e fundos divulguem relatórios com informações relevantes sobre seus ativos.