Em regra, contas poupança não podem ser bloqueadas ou penhoradas. Porém, o que acontece geralmente é a existencia de um processo judicial por cobrança de alguma divida e para garantir o pagamento o juiz realiza o bloqueio de todas as contas do devedor. Esse bloqueio acaba incluindo a conta poupança.
Caso isso aconteça, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com banco para verificar qual o motivo do bloqueio. A instituição terá o ofício que foi expedido pelo órgão judiciário que contará com algumas informações como numeração do processo, valor a ser bloqueado, protocolo e a origem da ordem judicial.
Ou seja, se na poupança do devedor constar um valor acima de R$ 41.800,00 (quarenta e um mil e oitocentos reais), este valor depositado em poupança poderá ser penhorado. Lembrando que o valor acima citado é correspondente ao salário mínimo de 2020.
Por que o saldo da minha conta poupança está bloqueado?
Por que o saldo da minha conta poupança está bloqueado? O saldo pode estar bloqueado por diversos motivos, indícios de fraude, depósitos em cheque, caução, dentre outros. Convém procurar o gerente da sua agência.
O que acontece com o dinheiro quando a conta é bloqueada?
Bloqueio judicial é o congelamento dos valores que constam em uma conta bancária ou de algum bem, como um imóvel ou veículo. O congelamento da conta impede que o devedor faça qualquer tipo de transação bancária, inclusive sacar o dinheiro. No caso de um bem bloqueado, ele não poderá ser colocado à venda, por exemplo.
Por quanto tempo uma conta fica bloqueada pela justiça? Uma das principais dúvidas de quem passa por essa situação é quanto tempo leva para o juiz desbloquear uma conta. Geralmente, o prazo para que sejam realizados os desbloqueios de contas é de 48 horas.
Como faço para retirar um dinheiro que está em uma conta bloqueada?
Assim, enquanto a conta estiver bloqueada, o titular não terá acesso aos valores e não poderá realizar transações financeiras com essa conta. O desbloqueio ocorrerá somente mediante uma decisão judicial específica, como o pagamento da dívida ou o cumprimento das obrigações estabelecidas pelo juiz.
O saldo do FGTS bloqueado significa que você não poderá movimentar o dinheiro da conta, ou seja, por mais que o valor exista, ele está indisponível e não pode ser utilizado ou sacado.
Se o valor de créditos (depósito, Pix, transferências recebidas, créditos de salário ou benefícios) ultrapassar R$ 5.000,00 no mês, a conta será bloqueada e para desbloquear você precisará fazer atualização do seu cadastro, transformando a conta em Poupança CAIXA Tem.
Acesse o site do Tribunal de Justiça de seu estado: cada estado brasileiro tem um site do Tribunal de Justiça local, no qual é possível consultar informações sobre processos judiciais, incluindo bloqueios judiciais. É importante que a pessoa acesse o site do estado correspondente ao CPF dela.
Investigação Criminal: Em investigações criminais, o bloqueio judicial de contas bancárias pode ser autorizado para impedir a movimentação de recursos financeiros que possam estar relacionados a atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, corrupção ou crimes financeiros.
Como saber se minha conta poupança está bloqueada judicialmente?
No site do Tribunal de Justiça do seu estado, procure pela seção “Consulta Processual” ou “Consultar Processo”. Todos os processos judiciais, incluindo o bloqueio judicial, em nome da pessoa podem ser consultados utilizando o CPF. Basta digitar a informação no campo correspondente.
Na verdade, o saldo fica bloqueado porque alguma parcela não está disponível para ser sacada. Isso pode acontecer por diversas razões, que vão desde o uso do FGTS como uma garantia de empréstimo, ações judiciais relacionadas a disputas trabalhistas e até mesmo erros administrativos.
Não há um valor mínimo a ser depositado para abertura da Poupança. Porém a conta com saldo zero e sem movimentação no período de 180 dias é encerrada automaticamente.
Como desbloquear minha conta poupança da Caixa pelo celular? Acesse o aplicativo Caixa Tem e utilize seu CPF e senha para acessar, procure a opção “Liberar acesso”. Será aberto um chat automático. Siga as instruções e envie os documentos solicitados para a liberação do seu acesso.
O que acontece com o dinheiro de uma conta bloqueada?
Não é possível movimentar o dinheiro já existente na conta bancária bloqueada judicialmente, uma vez que a finalidade do bloqueio é justamente reter os valores para pagamento da dívida. Todos os recursos disponíveis ficam bloqueados, incluindo o saldo e quaisquer depósitos posteriores.
Em regra, contas poupança não podem ser bloqueadas ou penhoradas. Porém, o que acontece geralmente é a existencia de um processo judicial por cobrança de alguma divida e para garantir o pagamento o juiz realiza o bloqueio de todas as contas do devedor. Esse bloqueio acaba incluindo a conta poupança.
É importante ressaltar que o prazo para desbloqueio pode variar, mas geralmente é de 48 horas. Mantenha-se em contato com seu advogado e acompanhe o progresso do processo para garantir que tudo esteja sendo feito de acordo com as exigências legais.
As contas podem ser bloqueadas por ordem: a) Judicial: o cliente pode solicitar ao seu banco a origem da ordem judicial, a Vara ou Juízo, o número do processo e do protocolo e procurar o Poder Judiciário; o desbloqueio depende de uma nova ordem judicial.