Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.
Tiago 1:17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação”. 2. Deus não pode mentir (Tito 1:2. Isto não coloca nenhuma limitação no Todo-poderoso.
Ele é espontaneamente bom e transborda de generosidade. Ele dá sem esperar nada em troca e não restringe a sua bondade com base no que os destinatários merecem.
Tiago escreveu uma epístola para a casa de Israel dispersa, incentivando-os a serem pacientes em suas aflições e a buscarem sabedoria do Pai Celestial. Tiago também os ensinou a resistirem à tentação, a serem cumpridores da palavra, a servirem ao próximo e a permanecerem espiritualmente limpos.
Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada. Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar.
Quem se deixa dominar pela ira não faz a vontade de Deus. Então, livrem-se de todo comportamento imoral e de todo tipo de maldade. Sejam humildes e não inventem nada: submetam-se ao script de Deus, pois ele dirige o cenário. Ele o faz com sua Palavra, cujo final feliz é trazer salvação.
Deus é o Criador, o Altíssimo, o Todo Poderoso. Ao mesmo tempo, Ele quer manter um relacionamento com o ser humano e dar a ele a oportunidade de ter tudo dEle. E a maior dádiva que Ele pode dar é o Seu Santo Espírito, algo realmente glorioso.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Conforme registrado em 2 Timóteo 2:13, “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.” Deus é absolutamente consistente; Ele não pode agir de maneira que contradiga sua própria natureza ou princípios.
Jesus ensina que até mesmo o desejo adúltero é considerado pecado: “Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mateus 5:27-28).
Em seguida passaremos a analisar um trecho da epístola de São Tiago. Segundo ele, a verdadeira religião se configura pelo autocontrole, ou seja, “refrear a língua”, que seria não apenas deixar de falar palavras torpes, palavrões, mas principalmente não falar mal do próximo, não fazer fofocas.
Para quem e por que esse livro foi escrito? Tiago escreveu sua carta “às doze tribos que [andavam] dispersas” (Tiago 1:1), ou seja, toda a casa de Israel; ele estava convidando o povo a “receber o evangelho (…) [e] a entrar para o rebanho de Cristo” (Bruce R.
A carta de Tiago é um escrito de caráter sapiencial, isto é, mostra a sabedoria do discernimento Cristão diante das situações. Dirigi-se a comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, considerando os problemas que essas comunidades enfrentavam pelos fins do século I.
Categoria Clássico. O nome Mateus tem origens hebraicas e é derivado do nome "Matityahu" (מַתִּתְיָהוּ), que significa "dádiva de Deus" ou "presente de Deus".
É um presente e uma escolha que se faz todos os dias, é dar sem esperar nada em troca, é o amor na sua mais pura versão. Todos os dias são das nossas mães, avós, bisavós, das mulheres que viveram a beleza e a dor da maternidade.
💡 De acordo com o dicionário do Google, a palavra “Dádiva” significa: “Ato ou efeito de dar espontaneamente algo de valor, material ou não, a alguém; presente, oferta, mimo, brinde.” Mas para mim, a dádiva vai muito além.
Porém, antes destes acontecimentos, Tiago se encontrava ao lado de Cristo, que lhe apareceu após a Ressurreição. Tiago sempre teve uma conduta exemplar: não comia carne, não bebia vinho e observava os votos. Por isso, não causa surpresa o fato de ter recebido o apelido de "o Justo".
Deus não age por instinto, por emoção, por impulso, mas sim conforme sua bondosa vontade. Aqui, Tiago indica também a iniciativa divina, sem a qual nada disso seria possível. Ele nos gerou. A Bíblia utiliza a figura da reprodução para descrever a nova relação que Deus estabelece com os homens.