O que, então, significa esperar no Senhor? Nas escrituras, a palavra esperar significa ter esperança, aguardar e confiar. A esperança e a confiança no Senhor exigem fé, paciência, humildade, mansidão, longanimidade, obediência aos mandamentos e perseverança até o fim.
Uma atitude que pode nos ajudar a ser paciente e esperar o tempo de Deus é mudar a nossa perspectiva sobre as situações. Aprenda a rir das circunstâncias e de você mesmo! Procure os aspectos engraçados e irônicos, pois podem ajudar a enxergar as coisas com maior paz e viver com menos tensões.
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
Esperar costuma requerer de nós paciência. A paciência nos ajuda a abrir mão da inquietação, da ansiedade, dos nossos temores. Quando buscamos esperar com paciência, ficamos abertas à manifestação da paciência do Espírito em nós. Não há “lugar” que a paciência não possa cooperar com o nosso descanso.
Paciência significa aceitar o que não pode ser mudado e enfrentar isso com coragem, graça e fé. Significa estarmos “[dispostos a submeter-nos] a tudo quanto o Senhor achar que [nos] deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai” (Mosias 3:19).
Salmo 40 Estudo: Esperando Com PACIÊNCIA (Bíblia Explicada)
O que quer dizer esperar no Senhor?
O que, então, significa esperar no Senhor? Nas escrituras, a palavra esperar significa ter esperança, aguardar e confiar. A esperança e a confiança no Senhor exigem fé, paciência, humildade, mansidão, longanimidade, obediência aos mandamentos e perseverança até o fim.
A paciência não é apenas suportar, mas suportar bem!” Em nossa vida pré-mortal, nosso Pai Celestial preparou um plano para nós, Seus filhos espirituais, e bradamos de alegria pela oportunidade de virmos à Terra (ver Jó 38:7).
A Palavra nos ensina que precisamos aprender a esperar em Deus, esperar pelas promessas, pela vontade de Deus na nossa vida. No Salmo 27, verso 14, vemos algumas razões para esperar em Deus. “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.
O que acontece quando pedimos paciência para Deus?
Se pedimos paciência a Deus, Ele nos dará oportunidade de sermos mais pacientes... Se pedimos coragem a Deus, Ele nos dará a oportunidade de sermos corajosos... #reflexãododia.
Por isso, buscar o autoconhecimento, identificar preocupações e angústias, além de observar as reações do corpo e do estado mental é a melhor maneira de medir o nível de paciência e, cada vez mais, exercitar essa capacidade de saber esperar.
Podemos desenvolver paciência ao procurarmos fazer a vontade de Deus e aceitarmos o Seu devido tempo, confiando que Ele cumprirá todas as promessas que nos fez. Ao aprendermos a ser pacientes nas pequenas coisas, preparamo-nos para enfrentar as provações maiores com paciência.
O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança.
O salmo 40 fala das bênçãos de se confiar em Deus. Esperar com confiança em Deus gera recompensas, e é sobre essas recompensas que o salmista Davi nos ensina. A primeira bênção de se confiar em Deus, é saber que ele vai te ouvir.
Portanto, para aprender a esperar em Deus, é necessário ter uma postura de humildade, confiar em Suas promessas, buscar Sua direção por meio da oração e meditação na Palavra, cultivar a paciência e ter a certeza de que Ele está no controle de todas as coisas.
Ele mostra equilíbrio, moderação e sensatez, e uma das principais virtudes dele é a paciência. Aguardar em silêncio demonstra a sabedoria e a confiança de quem deseja a vitória. Esperar é ter fé. O tempo da espera é a estruturação da maturidade, o crescimento do conhecimento e da experiência.
A Bíblia ensina que esperar nele é na verdade uma bênção em nossa vida. Esse versículo nos diz que somos abençoadas quando damos ouvidos a Deus, vigiamos e esperamos diariamente às suas portas.
PACIÊNCIA, A TERCEIRA MANIFESTAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO. “O fruto do Espírito é amor. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” A virtude cristã paciência, que em algumas traduções Bíblica encontramos o termo longanimidade, é também uma linda manifestação do Fruto do Espírito.
E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.
Dessa forma, a espera em Cristo toma o sentido de uma única vida, imortal, do Espírito, não de uma vida única, material, finita. Isso nos diz que em nossas eternidades, nossa espera em cristo é justamente confiar, mas fazer com que essa vida nos represente mais no todo.
A espera no Senhor implica em confiar em Sua soberania e no Seu tempo perfeito. Muitas vezes, somos tentados a agir por conta própria, buscando resolver nossos problemas de forma imediata. No entanto, a impaciência nos leva a tomar decisões precipitadas que podem resultar em mais problemas do que soluções.
“Feliz é quem confia no SENHOR, cuja esperança é o SENHOR. É como árvore plantada junto ao rio, com raízes que se estendem até as correntes de água. Não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes.