Igualdade de género significa que as raparigas e os rapazes têm os mesmos direitos e são capazes de fazer as mesmas coisas, e acima de tudo, têm direito a ser respeitados nas suas diferenças.
Neste dia 26 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Igualdade Feminina, relacionado à data em que as mulheres conquistaram o direito de voto nos Estados Unidos, em 1920. Mesmo após décadas terem se passado, o mundo ainda enfrenta a desigualdade de gênero, e isso não é diferente no universo do Poder Judiciário.
A Igualdade de Género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas. Devem e beneficiar das mesmas condições: no acesso à educação. nas oportunidades no trabalho e na carreira profissional.
A equidade de gênero engloba uma compreensão formal, isto é, a garantia em lei que todas as pessoas devem receber um tratamento igualitário; e uma compreensão material, que abrange a ideia de que pessoas de gêneros distintos são diferentes e que as suas particularidades devem ser levadas em conta na garantia dos seus ...
A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”.
O que é a equidade de gênero? A equidade de gênero é a promoção de um tratamento justo entre homens e mulheres, de acordo com as suas necessidades. A questão da equidade começa já no ambiente familiar, em como os papéis são divididos no lar, e transborda para outras áreas da sociedade.
Igualdade econômica (se trata de gerar chances justas para que cada pessoa consiga produzir uma renda); Igualdade de educação (quando todos podem ter acesso a uma boa educação); Igualdade racial (na qual todas as raças devem ter os mesmo direitos e tratamentos).
Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.
Qual é a diferença entre feminismo e igualdade de gênero?
Resumindo (bastante), feminismo é o movimento que prega a igualdade de gênero, ou seja, uma sociedade em que todas as pessoas, sem importar o gênero, tenham os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, e possam fazer as escolhas que desejarem.
Além de ser um direito humano básico, a igualdade entre os sexos foi considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade livre, o que é crucial para acelerarmos o desenvolvimento sustentável. Empoderar mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e colabora com o crescimento econômico e o progresso.
Em tese, igualdade traduz o modo de agir com as pessoas da mesma maneira, sem distinção, garantindo o acesso às mesmas oportunidades para elas. Portanto, a igualdade é baseada na ideia de que nenhuma pessoa deve ser prejudicada devido à alguma condição, origem, crença, convicção, ou qualquer outro motivo semelhante.
No Brasil, a igualdade de gênero se conformou com a promulgação da Constituição de 1988, ao estabelecer que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, proibindo a diferença salarial, de exercício de função e de critério de contratação em virtude de sexo, estado civil, idade e cor1.
O termo "sexismo" representa o conjunto de preconceitos e discriminações que se baseiam no sexo ou na orientação sexual. Geralmente, a pessoa discriminada é colocada em posição inferior, somente por causa da sua identidade sexual. A discriminação contra mulheres é definida como "machismo" ou "misoginia".
A percepção social impacta significativamente na igualdade de gênero. O modo como as pessoas interpretam as diferenças entre homens e mulheres determinam as relações no trabalho, no sistema jurídico e até na política. Crenças sobre a inferioridade do gênero feminino são profundas.
Quais as consequências dessa desigualdade para a nossa sociedade? A desigualdade de gênero tem consequências graves em nossas relações sociais. Ela é usada como justificativa para a violência, reforça a falta de representatividade nos espaços e as diferenças salariais.
A noção de igualdade, via de regra, está relacionada com tratar todas as pessoas da mesma forma e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades.
O princípio da igualdade impõe aos poderes públicos um tratamento igual de todos os seres humanos perante a lei e uma proibição de discriminações infundadas, sem prejuízo de impor diferenciações de tratamento entre pessoas, quando existam especificidades relevantes que careçam de proteção 1.
Podemos dizer que uma igualdade é quando duas operações ou quantidades são iguais entre si, ou seja, quando uma e outra têm o mesmo número de unidades. Utilizamos o símbolo para representar essa relação.
- Aumentar o uso de tecnologias de base, particularmente as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres; - Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.
Como se chama o grupo de pessoas que busca igualdade de gênero?
O Feminismo é um conjunto de movimentos sociais, políticos, ideológicos e filosóficos que busca a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens, desfazendo os padrões de gênero.
Para combater a desigualdade de gênero na raiz do problema, é preciso investir em educação e na formação dos futuros cidadãos. Além disso, no caso das empresas, é crucial valorizar as mulheres que estão em cargos de poder, bem como, mudar a cultura da empresa e promover debates sobre o assunto.