A vértebra S1 é a primeira vértebra sacral, localizada abaixo da vértebra L5 e acima do osso do cóccix. A região L5-S1 é a junção entre a coluna lombar e a região sacral, e é uma área comum de problemas na coluna vertebral, incluindo hérnia de disco e estenose espinhal.
A elegibilidade para a aposentadoria por invalidez devido a uma hérnia de disco L5-S1 é determinada com base em critérios médicos específicos e na demonstração de incapacidade de continuar trabalhando devido à condição.
Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4 – L5 e L5 – S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular. Além disso, a dor lombar crônica também pode estar presente.
Um paciente com hérnia de disco no espaço L4-L5, por exemplo, apresenta uma distribuição de dor tipicamente no trajeto da raiz nervosa L5 (veja a imagem abaixo). Já uma hérnia L5-S1 causa sintomas principalmente no trajeto da raiz nervosa S1.
Qual o tratamento para redução do espaço discal L5-S1?
O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos e, em casos graves, cirurgia. É essencial consultar um médico para avaliar a gravidade do abaulamento discal e determinar o melhor tratamento. Tenho abaulamento discal L4 L5 e L5 S1, significa que posso aposentar?
Por que a lesão no disco é mais comum na lombar baixa? (L4- L5 e L5-S1)
Onde fica o S1 na coluna?
O sacro, também chamado de vértebra sacral ou coluna sacral (S1), é um osso grande e plano, de forma triangular, aninhado entre os ossos do quadril e posicionado abaixo da última vértebra lombar (L5). O cóccix vem logo abaixo do sacro.
O que significa abaulamento discal em L4, L5 e L5-S1?
Quando um abaulamento discal ocorre nas vértebras L4-L5 ou L5-S1, significa que o disco intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, ou entre a quinta vértebra lombar e o primeiro segmento sacral, está afetado.
O tratamento conservador para protrusão discal pode ser realizado com base no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e realização de atividades físicas, que costumam aliviar os sintomas.
Quem tem hérnia de disco pode ficar muito tempo em pé?
Dor ao realizar movimentos específicos: Certos movimentos ou atividades podem desencadear ou agravar a dor associada à hérnia de disco. Por exemplo, dobrar, torcer, levantar objetos pesados ou ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo pode aumentar o desconforto.
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A pior posição para quem tem hérnia de disco, especialmente na região lombar, é permanecer sentado por longos períodos. Esta posição coloca uma pressão adicional sobre os discos da coluna lombar, aumentando a compressão no disco afetado.
Analgésicos, antiinflamatórios e medidas não medicamentosas, como sessões de alongamento e fisioterapia para correção da postura, são frequentemente indicados. É possível prevenir a discopatia degenerativa ao adotar hábitos posturais mais saudáveis.
A protrusão discal é uma condição que ocorre quando uma parte do núcleo pulposo do disco (localizado entre duas vértebras da coluna) se projeta para fora, pressionando o anel fibroso, mas sem rompê-lo. Isso pode levar à pressão de nervos da sua coluna, levando à dor, dormência e fraqueza nos seus braços ou pernas.
O que é a desidratação discal? Desidratação discal é uma condição degenerativa do disco intervertebral, que acomete essa estrutura tão importante para o funcionamento da coluna. Este problema atinge o núcleo pulposo do disco, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.
A vértebra L5 está localizada na região lombar, abaixo da vértebra L4 e acima da vértebra sacral S1. A vértebra S1 é a primeira vértebra sacral, localizada abaixo da vértebra L5 e acima do osso do cóccix.
A hérnia de disco é uma doença muito incômoda e dolorosa que afeta a coluna vertebral e pode causar sérios problemas de saúde. Cientificamente conhecida como hérnia de disco lombar ou cervical, a doença é identificada pelo código M51. 2 no CID-10.
O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.
Quem tem hérnia de disco L5 S1 tem direito a aposentadoria?
A hérnia de disco pode levar à aposentadoria por invalidez, desde que incapacite permanentemente o trabalhador de exercer qualquer atividade laboral e cumpra os requisitos da Previdência Social (INSS). A hérnia de disco é uma condição médica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Isso ocorre devido à influência que a hérnia exerce sobre o nervo ciático! Esse, que é o nervo mais longo do corpo, está localizado na parte de trás da bacia, através do bumbum e para baixo de ambas as pernas até os pés.
Quem tem hérnia de disco sente fraqueza nas pernas.?
Uma hérnia de disco também pode causar dormência e fraqueza muscular. Se a pressão na raiz nervosa for grande, a perna pode ficar paralisada. Raramente, o disco pode pressionar a medula espinhal, causando possível fraqueza ou paralisia de ambas as pernas.
O abaulamento discal em L4-L5 e L5-S1 significa uma elevação dos discos intervertebrais na coluna, que pode causar dores e limitações. Para garantir benefícios do INSS devido a essa condição, é preciso demonstrar seu impacto ou seja como a doença afeta a sua capacidade de trabalho.
Cada “L” representa uma vértebra lombar numerada sequencialmente. L4 está acima de L5, que, por sua vez, fica acima de L5-S1. Se você tem uma lesão em algumas dessas vértebras, pode ter direito a benefícios relacionados a problemas na coluna, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
O que é discopatia degenerativa em L4, L5 e L5-S1?
O que é Discopatia Degenerativa Lombar? A Discopatia degenerativa lombar é uma condição que afeta os discos intervertebrais localizados na região lombar da coluna vertebral, notadamente os dois últimos, L4 e L5.
O que é protusão discal mediana em L5 S1 comprimindo o saco dural?
O que é protusão discal comprimindo o saco dural? A protrusão discal comprimindo o saco dural é uma condição onde parte do disco intervertebral, que normalmente atua como um amortecedor entre as vértebras da coluna, se desloca e pressiona o saco dural.
Quando a protusão discal é grave ela causa dor intensa, falta de mobilidade e afeta muito as atividades diárias da pessoa. Portanto, nos primeiros sinais de dor é fundamental procurar um médico especialista.
Quem tem protusão discal pode trabalhar normalmente?
Sobre os estágios, pode-se dizer que somente a protusão discal e a hérnia de disco geram uma incapacidade laboral, ou seja, só nesses estágios é que você pode vir a receber algum benefício.