Motumbá significa pedido de bênção a Olurum, deus supremo dos iorubanos. Para introduzir a banda nos ensaios, vestidos como Filhos de Gandhi, os pequenos Ale e Tauã abrem alas em cortejo para seu pai, Alexandre, cantar a capela uma prece iorubá, oferecendo arroz e alfazema.
Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum. Entre os grupos Nagôs (yorubás) a temos a saudação Motumbá, e a resposta é Motumba Axé, mas essa normalmente um significado mais específico.
Benção/ Motumbá/ Mo juba/ Kolofé/ a importância da benção no candomblé
O que quer dizer cacharamba em Angola?
Num ambiente em que o álcool convive intimamente com a violência e a prostituição, homens e mulheres de todas as idades afogam as mágoas em “candingolo” também conhecido por “cacharamba”, cachipembe”, “capuca” ou “caporroto”.
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
Axé ( Asé) significa “força, poder” mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - “Eu estou muito bem.” Outro responde: -“Axé!” Esse “axé” Então : “ Acredite No Seu Axé “
Mukuiu não é saudação a Egun não, mukuiu é uma árvore frondosa, uma figueira da qual povos de origem bantu se reuniam num culto sagrado. Então algumas ramificações da nação Angola usam para pedir ao sagrado da outra pessoa o abençoe. É uma forma não explicita como Maku iu para pedir bênção.
ALGUMAS FORMAS DE PEDIR/ DAR BENÇÃO! . Pedir a bênção, no Candomblé, faz parte da hierarquia e da rotina das casas, onde todos se cumprimentam, saudando-se e trocando bênçãos, num gesto bonito e humilde de relacionamento.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
"Saravá, Preto Velho" é um convite para mergulhar na sabedoria e amor desses espíritos iluminados. Se você deseja expandir sua espiritualidade, encontrar conforto e orientação, este ebook é um verdadeiro tesouro a ser explorado.
Trata-se de um terreiro misto, assim como nossa saudação a Exu, que tem o “Orixá e a Jurema” como se diz na tradição local da capital paraibana, ou seja, cruzam num mesmo espaço religioso o Candomblé e a Jurema.
Calcinha (em São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique e Brasil) ou cuecas (Portugal e Angola) é uma roupa íntima feminina constituída por uma espécie de short curto, ajustada ao corpo da mulher e feita na maior parte das vezes de tecidos macios e delicados, como o algodão, por exemplo.
Mukongo é o sujeito que nasceu dentro do grupo sociocultural no noroeste de Angola, na verdade, pode-se afirmar como singular do bakongo. Sendo o sujeito que está narrando é um mukongo, tendo a língua materna o kikongo. Não havia um livro sagrado, mas sagrada era a palavra e a oralidade conforme ouvia na comunidade.