Estou com NIC 1 Devo me preocupar?
A lesão de baixo grau no colo uterino ou NIC 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis. Todos os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico.O que fazer quando se tem NIC 1?
O tratamento clínico de pacientes com lesoes NIC 1 pode seguir um dos seguintes cursos: (i) tratamento imediato ou (ii) acompanhamento da paciente e, posteriormente, tratamento se a lesao for persistente ou progressiva após 18 a 24 meses.Quem tem NIC 1 tem HPV?
É possível ter NIC I e não ter HPV? Sim. Nem sempre quem tem NIC tem HPV, pois na prática médica há casos de falso positivo e registro de mulheres com NIC sem necessariamente terem sido contaminadas pelo HPV.O que é NIC 1 no preventivo?
O paciente com LSIL no Papanicolau costuma ter NIC 1 (lesão pré-maligna de baixo risco) na biópsia. Porém, cerca de 16% das pacientes têm NIC 2 (lesão pré-maligna moderada) e 5% têm NIC 3 (lesão pré-maligna avançada). O risco de um resultado LSIL indicar um câncer é de apenas 0,1%.Qual o tratamento de Nic 1?
Quem tem NIC 1 pode transmitir?
Quem tem NIC 1 pode transmitir o HPV? Sim, a transmissão pode ocorrer através do contato sexual desprotegido porque há a presença do vírus. A exceção é para os casos de falso-positivo de NIC 1 em mulheres na menopausa com ressecamento vaginal.Quem tem NIC 1 precisa fazer biópsia?
O exame Preventivo com a biópsia confirmam o resultado de NIC I que é, provavelmente, decorrente de uma infecção por algum outro subtipo não detectado na captura híbrida. Dessa forma, o acompanhamento ginecológico deve ser realizado de forma adequada.Qual NIC é considerado câncer?
A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente. NIC I pode regredir espontaneamente na maioria das pacientes, no entanto, na presença deste diagnóstico deve ser feito avaliação por um médico especialista.Quais são os sintomas do NIC 1?
Quais são os sintomas da infecção pelo HPV ou da NIC (neoplasia intra-epitelial cervical)? A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.Quanto tempo demora para evoluir NIC 1?
Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.Como eliminar o NIC 1?
O tratamento da lesão NIC 1 visá diminuir o grau de lesão no colo uterino e não eliminar o vírus HPV. Normalmente o tratamento é feito através de cauterização elétrica, mas também pode ser feita com uso do laser. Há a opção da aplicação de ácido no local.Quem tem NIC 1 pode retirar o útero?
O NIC 1 não é um indicação de histerectomia. Mesmo que a lesão de NIC 1 regrida sozinho e sem tratamento, você pode manter uma infecção crônica e latente pelo HPV. Isso faz que você mantenha a necessidade de seguimento periódico com Papanicolaou e/ou colposcopia.Quem tem NIC 1 tem corrimento?
O NIC 1 não é a causa do seu sangramento na relação, ardor, corrimento e coceira. Esses sintomas fazem nos pensar na candidiase. O NIC 1 tem 80 a 90% de chance de regressão espontânea e não necessita de qualquer tratamento, colposcopia ou biópsia.Qual é o tratamento de NIC 1?
Em caso de NIC 1 persistente por mais de 6 a 12 meses, poderá ser tratado por cauterização por laser ou excisão da zona de transformação.É normal sentir dor com NIC 1?
Mas o NIC 1 não é o responsável pelo ardor, inchaço e dor após a relação. Com relação ao NIC 1, você deverá repetir o Papanicolaou em 6 meses. Você tem 80 a 90% de chance de apresentar uma remissão desta lesão sem qualquer tratamento.Quanto tempo o HPV vira NIC 1?
A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos.Quais as chances de NIC 1 virar câncer?
O NIC 1 é uma lesão de baixo grau no colo uterino provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. A recomendação é a regressão espontânea da lesão em 80 a 90% dos casos. O risco de evolução para câncer é menor que 10%.Estou com NIC 1?
A neoplasia intraepitelial cervical grau1 ou NIC 1 é uma lesão de baixo grau provocada pelo HPV de alto risco. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer. Aproximadamente 80 a 90% das lesões NIC 1 regridem sozinhas, sem qualquer tratamento. O Papanicolaou deverá ser repetido em 6 meses.Quem tem NIC 1 pode ter filho?
Muito obrigado pela sua pergunta, todos os tipos de lesões de colo de útero devem ser acompanhados de perto pelo seu médico, no caso de NIC1 é um tipo de lesão bem tranquila e que geralmente apresenta recuperação espontânea, desse modo, você pode sim engravidar normalmente sem nenhum problema.O que é NIC 1 no colo do útero?
As NICs são lesões precursoras do câncer de colo uterino, terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (ficando atrás do câncer de mama e do colorretal), e é a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.O que é lesão intraepitelial de baixo grau NIC 1?
O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1, é uma lesão de baixo grau provocada no colo uterino pelo HPV. Não é uma lesão grave e tem 80 a 90% de desaparecer sem qualquer tratamento. A orientação é repetir o Papanicolaou em 6 meses sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia.Qual a diferença do NIC 1 2 e 3?
A NIC foi dividida em graus 1, 2 e 3 (Richart 1968). A NIC 1 correspondia à displasia leve, a NIC 2 à displasia moderada e a NIC 3 à displasia grave e CIS.Quanto tempo demora para curar NIC 1?
Aproximadamente 90% dos NIC I, evoluem para a cura em 6 meses. A sua coleta com 3 meses foi muito precoce. Se a lesão persistir após 6 a 12 meses, a laserterapia pode ser realizada assim como a cirurgia de alta frequência.O que vem escrito no preventivo quando tem HPV?
Papanicolau: identificar lesões no colo do úteroO Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.