A palavra eira vem do latim "area", significando um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam, trilhavam, limpavam e secavam cereais.
MORFOLOGIA BÁSICA (AULA EXTRA - CURIOSIDADES) - O SUFIXO - EIRO EM 'BRASILEIRO'
O que significa dade no final das palavras?
O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam a idéia de estado, situação ou quantidade. Vamo-nos concentrar nos dois primeiros conceitos e desse modo temos “igual + dade = igualdade”, “leal + dade = lealdade”, “mal + dade = maldade”, etc.
Veja-se que o sufixo “-ada”, pode formar substantivos que designam alimentos cujo principal ingrediente é o alimento designado pela base[1], como, por exemplo, “bananada”, “macarrão”, “macarronada”, “goiabada” e “marmelada”, derivados de “banana”, “goiaba”, “macarrão” e “marmelo”.
Sufixo formador de adjectivos e nomes que exprimem a noção de adepto (ex.: liberalista), ocupação ou ofício (ex.: acordeonista, jornalista), especialista ou estudioso (ex.: ginecologista; queirosianista), proveniência ou relação (ex.: sulista).
Eira (do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais.
A eira na Bíblia é um local onde os agricultores traziam suas colheitas para separar o trigo da palha. O trigo era lançado ao ar para que o vento pudesse levar embora a palha e a casca, deixando apenas os grãos.
A antiga eira de Araúna fica hoje no coração da cidade velha de Jerusalém. No lugar atual aparecem duas mesquitas. Visitantes que desejam conhecer aquele sítio “no pé” precisam ter cautela. Em decorrência do ressurgimento de Israel no século XX, a antiga eira foi palco de diversos conflitos nas últimas décadas.
Segundo o dicionário, a palavra eira vem do latim, “area”, e significa um espaço de terra batida, cimentada ou lajeada que fica dentro de uma propriedade. Já a palavra beira significa beiral, borda, o encontro do telhado.
O Ato Declaratório Ambiental – ADA é documento de cadastro das áreas do imóvel rural junto ao Ibama e das áreas de interesse ambiental que o integram para fins de isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, sobre estas últimas.
Gente, antes de mais nada é bem importante entender porque algumas goiabadas são chamadas de cascão, tá? Isso porque dependendo do modo de preparo, ela pode ser considerada cascão ou comum. A goiabada cascão segue a receita como era feita antigamente. Então, é preparada no tacho de cobre e depois vai pro fogão a lenha.
Qual é o significado do sufixo "ada" em goiabada e limonada?
Na abordagem seguida neste trabalho, a única forma derivada por sufixação -ada é a que denota agrupamento arbitrário ou grande quantidade de entidades.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O adjetivo pátrio brasileiro vem de origem colonial, quando o “brasileiro” designava aqueles que viviam de explorar e comercializar o pau-brasil, material de alto valor na época da colonização.
Porque a palavra brasileiro é escrita com se não com z?
Com a palavra, o filólogo Silveira Bueno: No tempo colonial, 'brasileiro' era adjetivo que indicava profissão: tirador de pau-brasil. Como tal, sendo esses homens criminosos, banidos para o nosso país por Portugal, o adjetivo tinha significado pejorativo e por isto ninguém queria chamar-se 'brasileiro'.
Ada (do verbo hebraico עדה, que significa "ornamento") é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de Gênesis. Não há informações sobre sua vida. Ela foi esposa de Lameque e foi mãe de Jabal, pai dos que habitam em tendas e cuidam de gado, e Jubal, pai dos que tocam harpa e flauta.
O sufixo -ario ocorre em português já no século IX em uma única palavra aportuguesada do latim (antiphonarium - antifonário), revelando o caráter erudito de sua forma.