Para quem não sabe, “oh my god” nada mais é do que “oh meu Deus!”, ou, ainda mais informalmente, “ai meu Deus!” Assim como para nós, brasileiros, a frase em inglês pode expressar surpresa, alegria, tensão e mais uma série de outros sentimentos.
No poema "O bicho", de Manuel Bandeira, a expressão "meu Deus!" revela a surpresa e indignação do eu lírico diante da revelação de que o bicho, na verdade, era um homem, um ser humano. Essa expressão funciona como uma interjeição, indicando choque, espanto.
Entenda, não é pecado dizer o nome de Deus, desde que seja com respeito em uma oração, em um culto, em adoração, em súplica (mesmo em momentos difíceis, em qualquer lugar) . O errado é dizermos Seu Nome sem objetivo de exaltá-Lo, elevá-Lo adorá-Lo, reverenciá-Lo.
Usa-se “Ó” acompanhado de vocativo. Vale lembrar que o vocativo indica o “elemento ao qual se dirige” (Exemplo: Ó Deus, ouça minha prece!). Quanto a “Oh!”, ele é uma interjeição que sugere “espanto ou admiração” (Exemplo: Oh! Que absurdo!).
Portanto, minha conclusão sobre este assunto é: apesar de coloquial (isto é, comum, informal), o pronome de tratamento “você” não é irreverente ou depreciativo, e não deve ser visto como um trato desrespeitoso à Deus, mas de afeto e proximidade.
Dentro desse aspecto dos abusos aos nomes santos, que incluem os nomes de Deus, da Virgem Maria e dos santos, está o pecado de blasfêmia. A blasfêmia é o desrespeito a Deus e ao seu nome, que é um pecado grave. Por isso, cabe a nós a devida atenção e consciência ao usarmos os nomes santos.
Ao referir-me a Deus, como devo escrever o pronome dele: "dEle", D"ele", ou doutra forma? Obrigado. A forma dele – que não é globalmente um pronome, mas, sim, a contração de com o pronome ele – escreve-se geralmente com apóstrofo e inicial maiúscula quando se refere a Deus: «d'Ele».
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
Ou seja, Ele está perto de nós, basta que procuremos por Ele, dedicando tempo de oração, jejum e leitura bíblica. Além disso, Deus fala conosco de diversas formas, talvez você ainda não identificou a maneira pela qual Deus fala com você, mas tenha certeza: se você o buscar de todo coração, certamente o encontrará.