O que quer dizer olhos de cigana oblíqua e dissimulada?
A palavra "oblíqua" indica que os olhos têm uma inclinação ou direção que não é direta ou franca, enquanto "dissimulada" sugere que a pessoa pode estar escondendo suas verdadeiras intenções ou sentimentos.
O que Dom Casmurro quis dizer com olhos de cigana oblíqua e dissimulada?
Durante o passeio, no percurso do portão central até o terraço, José Dias pela primeira e fatídica a vez qualifica os olhos de Capitu como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” (ASSIS, 2008, p. 39), frase que entrou para a história da Literatura Brasileira como sinônimo do seu caráter afeito à traição.
Qual é o significado da expressão "olhos de cigana obliqua e dissimulada conforme ultilizado" no trecho?
c) Olhos.com orientação e atitude enganosa. A expressão "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" sugere uma aparência ou expressão que é ao mesmo tempo misteriosa e possivelmente enganosa.
Sobre a estampa. Olhos de cigana oblíqua e dissimulada é uma homenagem a Capitu e Machado de Assis. Dom Casmurro é uma das obras brasileiras mais conhecidas em todo mundo. E é desta maneira que Bentinho (ou Dom Casmurro) descreve sua amada, Capitu.
Explicação: Que não se apresenta de maneira reta; torto, tortuoso. Que não possui o mesmo sentido ou não segue uma linha reta; indireto. Cujo caráter demonstra dissimulação, ausência de franqueza, desonestidade; ardiloso, malicioso: conduta oblíqua.
O músculo oblíquo inferior do olho origina-se na frente do assoalho da órbita, próximo ao nariz. Sua principal função é extorsão do olho ao olhar para frente (girar a posição de 12 horas do meridiano vertical da córnea em direção ao ouvido).
“… olhos de cigana oblíqua e dissimulada (…) olhos de ressaca, vá de resseca…”, dessa forma Bentinho, o narrador atormentado da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, imortalizou o olhar da amada Capitu: hipocrisia, sedução, mistério…
O olhar de Capitu também é enigmático, misterioso, diz aquilo que as palavras não conseguem dizer. O narrador ciumento, em diversos momentos da narrativa, descreve o modo de olhar de sua amada e isso basta para que compreendamos o que poderia dizer Capitu dada a sua força de expressão.
Mais tarde, em passeio com Bentinho descreve Capitu como tendo “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, expressão que o adolescente, facilmente influenciável, leva para o restante de sua vida.
Qual foi a metáfora utilizada nessa narrativa para descrever os olhos de Capitu?
E que é justamente o momento em que José Dias “apresenta” a Bentinho a “definição” de Capitu que vai constituir o leitmotiv do texto, na montagem da metáfora “olhos de ressaca”, fato que será decisivo na trajetória existencial de Bento Santiago.
Qual é o significado da expressão "olhos de cigana obliqua e dissimulada" conforme utilizado no trecho?
Os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" é uma expressão utilizada para descrever o olhar de alguém que é misterioso, astuto e que esconde suas verdadeiras intenções. Essa frase é frequentemente associada a pessoas que possuem um olhar penetrante e enigmático.
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar.
No capítulo 32 de Dom Casmurro Bentinho descreve os olhos de Capitu da seguinte maneira: “Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca.
[1] Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Os olhos de Capitu como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, frase que entrou para a história da Literatura Brasileira como sinônimo do seu caráter afeito à traição.
ridiculariza a retórica dos românticos ao afirmar que os olhos de Capitu pareciam com uma ressaca do mar e, por isso, não seria capaz de descrevê-los de maneira poética, traduzindo, assim, o realismo literário de sua época.
Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.
O interior do olho. O olho tem uma camada exterior branca, relativamente resistente, chamada de esclera (ou branco do olho). Perto da parte frontal do olho, na área protegida pelas pálpebras, a esclera está coberta por uma membrana fina e transparente (conjuntiva), que reveste a superfície da córnea.
O lançamento oblíquo é um tipo de movimento de projétil onde um objeto é lançado com uma velocidade inicial que forma um ângulo com a horizontal. Esse movimento é caracterizado por ter componentes tanto na direção horizontal quanto na vertical.