A letra “W” quer dizer “winter” (inverno), e identifica que o óleo é multiviscoso, ou seja, possui uma determinada viscosidade a frio (cuja escala é definida pelo número antes do “W”) e outra quando aquecido (reconhecida pela escala do número após o “W”).
Mede-se a viscosidade de um óleo por sua resistência ao fluxo. Há dois números que definem a viscosidade de um óleo. O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor.
Quanto maior for o número, maior será a viscosidade do óleo a frio. O contrário também é verdadeiro, ou seja, quanto maior for o número, maior será sua viscosidade a frio. Por exemplo: um óleo com grau de viscosidade 0W30 terá uma boa fluidez a frio e por isso uma partida do motor facilitada.
Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). No caso do óleo sintético 0W-20, isso significa que ele flui tão facilmente quanto um óleo de peso 0 nas temperaturas de inverno, mas fica tão espesso e viscoso como um óleo de peso 20 quando a temperatura normal do motor foi atingida.
O que são as siglas presentes no óleo lubrificante? As siglas que aparecem na embalagem do óleo lubrificante se referem às características específicas do produto, definidas por entidades internacionais, responsáveis pelas normas e classificação dos óleos lubrificantes.
A classificação para motores leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos.
Como o conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado, a marca optou também por mudar a especificação do óleo, que era de 5W30 e foi para 0W20. Como explicamos antes, isso significa que o novo lubrificante tem menor viscosidade, ou seja, é mais fino.
Apesar de estar em conformidade com especificações Ford e Chrysler e, eventualmente, possa ser aplicado em outros veículos, no Brasil, a principal aplicação deste produto será para os veículos Jaguar, Land Rover, Jeep e Fiat.
Isso significa que um óleo sintético 15W50 possui melhores propriedades lubrificantes em altas temperaturas e, devido à sua viscosidade, é melhor na dissipação de calor do que um óleo sintético 0W30.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). O motivo disso é que o óleo de motor 0W-30 foi formulado para fluir como um óleo de peso 0 em condições frias, oferecendo a proteção de um óleo de motor de peso 30 quando o motor atinge sua temperatura operacional total.
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Quais carros utilizam o óleo 0W20? Recomendado para carros Honda (a partir de 2013), Toyota, GM e Fiat (a partir de 2017). No entanto, é importante verificar o manual do proprietário do veículo para ter certeza sobre a especificação correta do óleo a ser utilizado.
A Toyota insiste no 0W20 quando se refere a melhor escolha, porque de facto é menos viscoso em toda a gama de temperaturas. Mas na prática, o 5W30 serve bem na mesma.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
O que quer dizer API no óleo? As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá.
Por exemplo, SL, SM, SN. O que isso significa? Simples: são são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades, segundo a API. Quanto mais distante a segunda letra estiver do "A" no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto - e mais aditivos ele tem.