O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (em francês: Service d'Aide Médicale Urgente) é um serviço francês de pronto atendimento, que socorre vítimas de acidentes ou outras enfermidades, conduzindo-as rapidamente a uma unidade de saúde. Atualmente vários países dispõem de serviços similares ao SAMU francês.
Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'aide médicale urgente — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — que é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Símbolo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Brasil.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos três governos: Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.
Em 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 5.055 de 27 de abril de 2004, que instituiu sua execução em estados e municípios, com acesso nacional pelo número telefônico 192.
Em resumo, enquanto o SAMU é um serviço de atendimento pré-hospitalar que conta com equipe médica treinada para atender pacientes em situações graves, as ambulâncias são veículos que transportam pacientes para hospitais ou outros locais de atendimento médico.
A sigla criada para facilitar a identificação em casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma referência direta ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que está na linha de frente do combate à mortalidade e minimização de sequelas em pacientes acometidos por essa emergência médica.
Basicamente temos dois tipos de ambulâncias: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado (USA). As Unidades de Suporte Básico (USB) atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida.
Quantos habitantes tem que ter uma cidade para ter SAMU?
Os municípios que tiverem até 20 mil habitantes poderão receber uma ambulância; os que tiverem de 21 mil a 50 mil, até duas; os que tiverem de 51 mil a 100 mil, até três, e os municípios que tiverem mais de 100 mil habitantes poderão receber até quatro ambulâncias.
Para falar sobre a sua saúde ou a saúde de um conhecido, a palavra é: 🇫🇷 Santé 🇧🇷 Saúde Quando você for brindar, pode usar tanto santé quanto: 🇫🇷 Tim tim 🇧🇷 Saúde Algumas pessoas podem pensar em usar “salut” na hora do brinde, mas esse uso está incorreto!
O SAMU 192 foi o primeiro produto do Plano Nacional de Atenção as Urgências criado pelo Governo Federal em 2003. É o Serviço de Atendimento Móvel que atende os casos de urgência e emergência, com custeio tripartite ou seja, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais.
Como tal, seguem as regras gerais da fonologia e ortografia da língua portuguesa: se ONU se pronuncia como palavra oxítona (ou aguda) "onú", então SAMU também pertence ao mesmo tipo acentual e pronuncia-se "samú".
Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.
Fernando Topanotti Tarabay (CRM/SC-22270 - RQE 18727). De acordo com o especialista, geralmente os sintomas do “AVC Silencioso” são inespecíficos, como queixas de memória, alguma dificuldade leve de mobilizar ou sentir membros e alterações de linguagem.
Assimetria facial. Dificuldade na fala. Movimentação da língua. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.
Este tipo de ambulância é indicada quando há um alto risco de morte do paciente, devido às complexidades e necessidades de transporte com suporte avançado de vida.
Atualmente, os agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias têm a contratação pública prevista na Constituição. De acordo com Fernando Torres, no entanto, falta um modelo específico para a celebração do vínculo com a administração pública.
Atualmente o Samu é financiado pela União, estados e municípios, de forma tripartite. A União entra com a maior parte (50%, conforme uma portaria do Ministério da Saúde).
Na verdade, o SAMU foi idealizado na França, no ano de 1986. Lá é utilizada a mesma sigla que, nesse caso, significa Service d'Aide Médicale d'Urgence.
Na década de 1960, a filosofia Service d'aide médicale urgente surgiu no país e embora ainda não fosse o que é hoje, já tinha como objetivo coordenar serviços móveis de atendimento pré-hospitalar. O serviço que é feito na França carrega até hoje a sigla SAMU, como usamos no Brasil.
A implantação das UPA se iniciou com uma portaria em 2008. O estado do Rio de Janeiro foi o pioneiro nesse processo, implantando a primeira UPA no país em 2007, antes da regulação federal.