A letra descreve a angústia de estar parado, literal e figurativamente, à margem de uma estrada que simboliza a vida e suas passagens, enquanto o mundo segue em movimento constante.
Por que Bartimeu estava sentado à beira do caminho?
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
“Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e tira o que tem sido semeado no seu coração: este é o que foi semeado à beira do caminho. ” (Mt. 13: 18-19). A expressão “beira do caminho” dá a idéa de alguém que está fora da posição que lhe é devida.
A expressão "beira do caminho" é uma locução que se refere a algo ou alguém que está à margem, à beira de um caminho ou estrada. Pode ser interpretada de forma literal ou figurada, dependendo do contexto em que é utilizada.
Erasmo Carlos - Sentado à beira do caminho - 50 Anos de Estrada
O que significa sentado à beira do caminho?
A letra descreve a angústia de estar parado, literal e figurativamente, à margem de uma estrada que simboliza a vida e suas passagens, enquanto o mundo segue em movimento constante.
Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.
Bartimeu é descrito como cego e mendigo (tüflós e prosáites), o que significa que pertencia ao grupo dos “ptochoi”, sobrevivendo com recursos abaixo do mínimo vital. Estes autores descre- vem os “ptochoi” como os absolutamente pobres, aos quais faltava tudo.
Mostra-me o caminho certo, SENHOR, ensina-me por onde devo andar. Guia-me pela tua verdade e ensina-me, pois és o Deus que me salva; em ti ponho minha esperança todo o dia.
Lucas 18:35-42 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Acontece que um cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que era aquilo. — É Jesus de Nazaré que está passando!
A beira do caminho é um lugar de ciladas. Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim - Salmos 140:5 2. A beira do caminho é um lugar que o inimigo tem poder para roubar a Palavra. Eis que o semeador saiu a semear.
Por que Jesus perguntou a Bartimeu o que queres que eu te faça?
“Que queres que Eu te faça?”, Ele nos pergunta, porque a visão não é imposta. Jesus nos desafia a ver a realidade sobre Deus e sobre nós mesmos, enxergando as distorções que devem ser corrigidas em nossa vida.
O nome Bartimeu vem da junção do sufixo BAR que indica filho de . Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região. Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado.
Porque o cego Bartimeu chamou Jesus de filho de Davi?
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.
Dentre os relatos de milagres, no Evangelho de Marcos, está o da cura de Bartimeu (10,46-52), cego mendigo de Jericó. Sua fé no poder de Jesus salvou-o de sua cegueira física, bem como o capacitou a ver em Jesus de Nazaré, o Filho de Davi.
Deus mesmo, em seu imenso amor, se dirige a nós nos conduzindo para a vida plena. Ele nos mostra o caminho que faz viver, pois não há em Deus interesse maior que não seja a felicidade de cada um dos seus. Confiemos nele e deixemo-nos guiar para a vida.
É claro que fazer a vontade de Deus faz parte. Porém, Jesus Cristo afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). Então, andar no caminho de Deus significa ter Jesus como Senhor e Salvador. Significa ser perdoado, aceito e incluído na família de Deus.