1 Sentimento de pena que se nutre em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; compaixão, comiseração, lástima. 2 Muita tristeza, mágoa em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; pesar.
Sem enrolação e sem piedade, esta palavra é um substantivo masculino, portanto, a versão correta é “o dó“. Dó, segundo o dicionário Michaelis, significa um sentimento de pena com relação a algo, alguém ou a si mesmo; compaixão comiseração, lástima; muita tristeza com relação a algo.
O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.
A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO... Por fim, vamos comentar duas palavras que, por terminarem com a letra A, muitas pessoas acham que são femininas, mas não são.
O uso consagrou a forma 'uma dó'. Porém, Professor Pasquale explica que a palavra usada para descrever um sentimento de pena é substantivo masculino. Assim, na norma culta, o correto é 'um dó'.
No caso do presente do indicativo, é grafado sem acento circunflexo. Do mesmo modo, quando usado como auxiliar do verbo haver com sentido de “existir” ou “acontecer”, conjuga-se no singular. Observe os exemplos: “Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu.”
A pena não é um sentimento empático. Ao sentir pena de alguém, a pessoa está endossando o que essa pessoa já sente: que é uma pessoa fraca e que não irá conseguir superar sua dificuldade, e passa a mensagem, mesmo não sendo intencional, de que o indivíduo é inferior e incapaz.
Pode ser sinal de empatia e de conexão com o outro e é importante nas relações de todos os tipos. Esta expressão não tem necessariamente de ser vista como um atestado de fraqueza, de inferioridade.
Ter pena dos outros e de você mesmo pode ser um sentimento bastante nocivo, uma vez que pode te levar a criar padrões negativos em relação às pessoas e a si mesmo.
A psicóloga explica que o sentimento de culpa pode trazer algo de positivo, desde que venha acompanhado de algum aprendizado. Mas para isso é preciso enfrentar os desafios, os medos, assumir a responsabilidade (em lugar do peso da culpa) e se permitir viver plenamente e desfrutar do bem-estar.
1 Sentimento de pena que se nutre em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; compaixão, comiseração, lástima. 2 Muita tristeza, mágoa em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; pesar.
Gostaria de uma explicação mais detalhada do porquê o substantivo dó é masculino. Qual a origem? O erro acontece pela semelhança com as palavras pena, compaixão e piedade. Embora sejam palavras sinônimas, dó é um substantivo masculino e as demais são substantivos femininos.
Dica do dia: a palavra DÓ, no sentido de pena, compaixão, é masculina. Assim, o correto é dizer "tenho muitO dó de quem é corintiano" (porque, como atleticana, sei que não é fácil morrer na praia rs) ou "sinto muitO dó de quem precisa aprender essas coisas para realizar o sonho de se tornar servidor"!
“Ficar” é uma expressão utilizada, mais ou menos a partir da década de oitenta, para nomear um tipo de relação na qual há troca de carinhos/carícias, mas que, diferentemente do namoro, não tem o compromisso com o outro como um fator fundamental.
E por que sentimos dor? Apesar de desconfortável, a dor é considerada um mecanismo de proteção importante, em que o corpo responde a um estímulo nocivo ou potencialmente nocivo. Assim, graças a ela, conseguimos proteger nosso organismo de eventos que podem nos causar danos (pontuais ou permanentes)1.
Na música, o Dó, ou C (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência de 261 Hz, sendo a primeira nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M), a única que não possui acidentes, portanto, sendo considerada a base do sistema tonal.