As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não. TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem.
Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
Quando um pneu é TL, em alguns casos, você vai encontrar a seguinte descrição: pneu para uso com ou sem câmera de ar (ou TubeLess). Esse modelo é turbinado, em outras palavras, é um pneu especial, possui as laterais mais lisinhas para poder colar melhor na roda e uma vedação mais reforçada.
O que significa XL e TL no pneu? Qual a forma correta de comparar o TREADWEAR entre dois Pneus?
Qual a diferença entre TT e TL nos pneus?
As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não. TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem. Cada fabricante indica de forma diferente, como TWI ou uma seta, mas sempre é exibido na superfície.
Já o pneu LT, ou pneu pra caminhões leves, é próprio pra veículos de cargas, tipo picapes e utilitários esportivos. Eles foram feitos pra suportar cargas pesadas e oferecer maior durabilidade em condições de carga e estradas difíceis.
91 – Índice de carga: O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. Mais abaixo, veremos a tabela completa; H – Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Os pneus, além dos carros, também são avaliados pelo INMETRO e, ao comprar o seu jogo, você pode identificar o tradicional selo do instituto no produto. Esse selo é uma das melhores e mais confiáveis maneiras de avaliar um produto, pois nele estão descritas e ranqueadas todas as principais características do modelo.
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
O principal critério para você saber se o pneu do seu carro é duro ou macio é com base no valor do Índice Treadwear. Essa medida está gravada na lateral do pneu e pode variar de 60 a 700, indicando a durabilidade do pneu. Quanto maior o valor do Treadwear, mais resistente será o pneu.
A sigla DOT representa o "Department of Transportation" (Departamento de Transporte dos EUA). Em 1980, essa agência regulamentou que a data de fabricação fosse indicada em todos os pneus. Atualmente, todos os fabricantes de pneus respeitáveis seguem essa regra, o que contribui para a sua segurança como motorista.
Sim, os pneus Westlake são considerados bons, com avaliações positivas quanto à resistência e durabilidade, além de serem aprovados pelo Inmetro. Concluindo, os pneus Westlake devem ser considerados uma opção para quem busca qualidade e economia.
P: carro de passeio. LT: Light Truck (caminhão leve) C: Pneus para van comercial. XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões.
Cada letra indica a velocidade máxima que um pneu pode sustentar sob sua capacidade de carga recomendada. Em nosso exemplo, “H” é equivalente a uma velocidade máxima de 209 km / h. Mesmo que um pneu seja capaz de funcionar a essa velocidade, os motoristas não devem exceder os limites de velocidade legais.
Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.
Confira abaixo. 7) Tubeless ou TU – São os pneus sem câmara. Quando há câmara, as letras que aparecem são TT ou Tube Type. 11) Treadwear 560 – Indica a durabilidade do pneu, variando de 60 a 700, sendo 700 a melhor.
Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.
Os pneus HT é mais indicado para quem só anda em asfalto, pois apresenta uma alta durabilidade e contém as laterais menores comparada ao AT e MT, o que gera a sensação de maior conforto, além disso, os sulcos são menores, o que geram menos ruído no asfalto.
Se você utiliza um veículo comercial leve e trafega principalmente em estradas pavimentadas, os pneus LT podem ser a escolha certa para você. Mas se você utiliza um veículo off-road e trafega em terrenos acidentados e irregulares, os pneus AT podem ser a melhor opção.