As formas podem simbolizar, despertar sentimentos e ajudar a contar histórias quando usadas corretamente. A Psicologia das Formas estuda como nosso subconsciente é influenciado por elas.
Uma forma é a forma de um objeto ou o seu limite externo, estrutura de tópicos, ou a superfície externa , ao contrário de outras propriedades, como cor, textura ou composição do material. Um exemplo de diferentes definições de forma.
Formas geométricas estão por toda parte, o que motiva o estudo da geometria plana e da geometria espacial, principalmente o estudo dos polígonos e poliedros. A geometria estuda essas formas para explicar os formatos da natureza e do meio em que vivemos.
As linhas verticais podem ser usadas para transmitir estabilidade, progresso e crescimento, enquanto as linhas horizontais representam fluidez e uma sensação de tranquilidade. Se você usar linhas no design do seu logo ou combiná-las para criar outras formas, considere cada uma individualmente e como parte do todo.
As figuras geométricas são elementos essenciais da geometria, divididas em figuras planas, como polígonos (triângulos, quadrados) e círculos, e figuras espaciais, como poliedros (cubos, pirâmides) e corpos redondos (esferas, cilindros). Elas são caracterizadas por propriedades como lados, ângulos, vértices e faces.
Figuras geométricas e sólidos geométricos/O que é vértice e face? Geometria/Ensino fundamental I
O que as formas representam?
As formas podem simbolizar, despertar sentimentos e ajudar a contar histórias quando usadas corretamente. A Psicologia das Formas estuda como nosso subconsciente é influenciado por elas. Cada forma tem uma definição, uma identidade.
O trabalho com figuras geométricas estimula a atenção e discriminação visual, habilidades fundamentais também para a leitura e escrita. Exercita a capacidade de reconhecer, compreender e reproduzir conceitos de simetria, de quantidade e tamanho.
Na simbologia das formas, o círculo é associado ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude. O ponto simboliza o centro e a divindade. O círculo é também sinónimo de movimento, expansão e tempo. Representa ainda o céu, o firmamento e a ordem cósmica na astrologia.
Círculos dão uma impressão de eternidade e de plenitude. Eles representam grupo ou unidade. Às vezes, o círculo se assemelha a um emblema, apresentando portanto uma aparência mais tradicional e autêntica.
União, Suavidade, leveza, felicidade, inocência, continuidade. O círculo representa os conceitos da plenitude e do absoluto. Por parecer sempre “cheio”, simboliza o inteiro e a eternidade, pois não há início nem fim nas formas circulares, o que leva também à associação com a eternidade.
A Arte geométrica está associada a arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela transformou o design ao utilizar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, num visual simples, que prospera até hoje. Conheça alguns artistas dessa escola artística.
O estudo da geometria é indispensável para o pleno desenvolvimento do ser humano, pois ajuda na compreensão do mundo, desenvolve o raciocínio lógico e proporciona um melhor entendimento de outras áreas do conhecimento, devido a grande importância que a geometria assume no cotidiano do individuo.
A forma é definida como a figura externa de um corpo material sólido. É um conjunto de linhas e superfícies que determinam o contorno ou o volume de uma coisa, em oposição à matéria de que é composta.
O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípicios. Também é uma alusão ao ínicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas. É um simbolo que se consiste em três pontos que se ligam.
Os círculos são uma das formas primárias que estão mais presentes no nosso cotidiano. Mas, apesar de muito presentes, são sempre bem recebidas, transmitindo impressões positivas, sendo vistas como atuais pelos consumidores. Normalmente, despertam sensações de união, harmonia, amizade, amor e ciclos.
“É muito instigante criar uma obra para uma sala circular”, diz Ecila, “pois o círculo é uma forma geométrica muito bonita e, além de representar a unidade, é também símbolo de perfeição, inteireza, completude, a totalidade, o infinito.
Círculo é uma figura geométrica plana composta por todos os pontos a uma distância igual ou menor que r de determinado centro P. Muitos objetos têm o formato de círculo: relógios, espelhos, pratos, botões, chaveiros, adesivos, etc.
Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência.
Que tem a intenção de representar figuras geométricas?
Pois a arte figurativa é aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva. Quando observamos uma obra que nos traz uma pessoa, uma garrafa, frutas, uma paisagem, um animal etc. estamos diante de uma arte figurativa.
Ela procura nos animais e plantas formas, simetrias, números (de patas, de asas, de pétalas etc.). Em outras palavras, busca a geometria da natureza! Por isso, cientistas que trabalham nessa área têm como instrumentos de pesquisa materiais que usamos também nas aulas de matemática, como réguas.