Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Shalom é a saudação mais comum nos lábios de um judeu. Dos lábios de Jesus para aqueles que são Seus, sai a mesma saudação: Shalom! Não é apenas uma forma de saudar, mas algo que só Jesus pode dar, porque significa vida e salvação.
RABINO RESPONDE - Rabino David Weitman fala sobre o Shabat
Como se responde a Shabat Shalom?
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Kiddush (em hebraico: קידוש, literalmente, "santificação") é a bênção recitada sobre o vinho ou suco de uva para santificar o Shabat (também chamado de Shabbos pelos Ashkenazim ou falantes de Yiddish) ou uma festa judaica.
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, Criador do fruto da videira. Bendito és Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos escolheu entre todos os povos e nos agraciou com Seus mandamentos. E Tu nos santificaste com Teus mandamentos e nos destes o Shabat, amado e agradável, como herança.
A palavra shalom tem vários significados na Bíblia, incluindo paz física, paz espiritual e completude ou perfeição. É um desejo sincero de bem-estar para todos e um convite para uma relação reconciliada com Deus. E por isso no canal Israel com a Aline sempre começamos com a saudação Shalom!
Baruch Hashem é a principal expressão judaica de agradecimento e apreciação. Significa “Graças a D'us,” ou “Louvado seja ao Senhor”. As palavras Baruch Hashem aparecem na parashá dessa semana. Mas não são pronunciadas por um judeu.
O Shabat, o dia de descanso judaico, é um feriado semanal que celebra a criação e oferece uma pausa no ritmo frenético do resto da semana. O Shabat começa ao pôr do sol de sexta-feira e termina com a Havdalah – uma breve cerimônia que separa o Shabat do resto da semana – na noite de sábado.
O que é o shabat? O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
A palavra shalom em hebraico significa paz e descreve a harmonia entre a humanidade e toda a criação de Deus. Foto de RÜŞTÜ BOZKUŞ, cortesia da Pixabay. A palavra Hebraica que traduzimos como paz é “shalom”. A forma como “shalom” é usado não significa sentir calma nem ausência de conflito.
Qual a saudação utilizada pelos judeus para desejar um bom ano?
Comida, som, oração, reflexão, celebração. Os judeus de todo o mundo em breve desejarão um ao outro “Shanah tovah” (hebraico para “bom ano”) durante o Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico.