O que responder quando a pessoa fala obrigada?
Alguns gramáticos mais puristas provavelmente defenderão o uso da expressão “por nada”, e a razão é bastante prática. Quem agradece alguém, agradece “por” alguma coisa. Por isso, a preposição adequada para responder a um agradecimento também seria “por”, e não “de”.É correto responder por nada?
O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.É correto dizer obrigada pelo retorno?
O correto seria agradeço pelo retorno, o que é justificado pelo fato de agradecer ser um verbo transitivo indireto.O que mandar depois do obrigada?
Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato.Muito obrigado! Como responder?
Como agradecer de forma elegante?
Aproveite essas mensagens para expressar sua gratidão e tornar o dia de alguém mais especial.
- "Agradeço de coração por tudo que você fez por mim. ...
- "Não tenho palavras para expressar o quanto sou grato(a) pela sua ajuda. ...
- "Quero expressar minha sincera gratidão por todo o apoio e incentivo que você tem me dado.
Qual a forma correta de agradecer?
O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada. O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados.Como agradecer de forma culta?
Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.O que falar em vez de de nada?
Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.Como responder de nada elegantemente?
Mas a forma mais correta, mais tradicional, é por nada. O de nada passou a ser aceito. As duas formas estão corretas, sim, mas por nada faz mais sentido, é mais canônico, tradicional. e elegante.Quando respondo obrigado ou obrigada?
Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento ao qual se refere em gênero e número, podendo ser masculino ou feminino, singular ou plural, dependendo da pessoa que se sentir obrigada a retribuir um determinado favor. Assim: O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.O que responder quando a pessoa agradece?
Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” e outras.O que significa Obg ❤?
OBG é uma abreviação de “obrigado” e muito utilizada para expressar gratidão na Internet.Como responder um Obrigada com elegância?
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.Como retribuir a um elogio?
Exemplos de respostas
- "Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz que meu trabalho esteja contribuindo para o sucesso da equipe."
- "Agradeço pelo reconhecimento. Esse feedback positivo é muito importante para mim."
- "Obrigado! Foi um verdadeiro esforço de equipe, e estou orgulhoso de fazer parte deste grupo."
Como agradecer alguém de forma elegante?
Exemplos de frases de agradecimento profissional
- “Obrigado(a) pelo apoio neste projeto. ...
- “Você é um(a) excelente profissional. ...
- “Agradeço a todos que participaram deste evento e confiaram no sucesso do projeto!”
- “Agradeço a participação de todos na reunião. ...
- “Gostaria de agradecer o esforço de cada um nesta jornada.
Porque dizer de nada?
Significado de “de nada”É uma forma cortês de se replicar um agradecimento de alguém, podendo ainda ser expresso de outras formas, como: “por nada”, “não há de quê”, “não seja por isso”, “eu que agradeço”, “obrigado você”, “obrigado eu”, “às ordens”, “imagina”, entre outras expressões populares.