O que trata o livro Dom Casmurro?
"Dom Casmurro", de Machado de Assis, teve sua primeira edição lançada em 1900. O livro pode ser compreendido como a autopsicanálise de Bento Santiago, que viveu uma história de amor com final trágico. Emotivamente, encontra-se mutilado, pois acredita ter sido traído pela esposa, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar.Qual a mensagem que a obra Dom Casmurro passa?
Sua obra reflete essas mudanças e aborda temas como o papel da mulher na sociedade, a hipocrisia da elite e as relações familiares. Conhecer o contexto histórico e biográfico de Machado de Assis ajuda a compreender melhor as motivações por trás de suas obras e a apreciar ainda mais a genialidade do autor.Qual o principal tema discutido na obra Dom Casmurro?
Do romance "Dom Casmurro", pode-se dizer que o tema é mais o ciúme que o adultério. Por que a questão central não é o adultério? Porque não sabemos (nem saberemos) se Capitu o traiu.Qual é o tema do Dom Casmurro?
O livro tem um enredo marcado pelos temas do amor, do ciúme e da traição. Capa da Primeira edição de Dom Casmurro, de 1899.Resumo - Dom Casmurro, de Machado de Assis
O que a obra Dom Casmurro retrata?
O livro, de 1899, é um romance psicológico do realismo brasileiro, com narrador em primeira pessoa. A trama atinge seu ponto alto quando, finalmente casado com Capitu, Bentinho começa a suspeitar que ela teve um relacionamento extraconjugal com Escobar.Qual é a crítica social de Dom Casmurro?
Nesse sentido, Capitu representa no livro duas categorias sociais marginalizadas no Brasil oitocentista: os pobres e as mulheres. A personagem acabará por “perturbar” a família abastada, ao casar-se com o homem rico. Percebe-se, por isso, o peso do possível adultério em suas costas.Qual o principal conflito da obra Dom Casmurro?
O principal conflito que a obra traz é quando Bentinho começa a desconfiar de uma possível traição entre sua esposa e seu melhor amigo Escobar, durante seu enterro, pelo jeito de Capitu agir, depois de um tempo ele começa a reparar semelhanças entre seu filho Ezequiel com seu melhor amigo e a presença do filho antes ...Qual é o foco narrativo de Dom Casmurro?
FOCO NARRATIVOA história é narrada na 1ª pessoa do singular, por um narrador-personagem (Bento Santiago – Dom Casmurro), que se coloca como o escritor que, já velho, conta sua própria história.
Qual a frase mais famosa de Dom Casmurro?
Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.O que podemos aprender com Dom Casmurro?
Dom Casmurro nos ensina, portanto, que a realidade financeira atual de qualquer indivíduo é interina. São muitas as questões que podem impactar a renda, e ela tende a ser variável de menor controle em qualquer orçamento.Qual a moral da história de Dom Casmurro?
Dom Casmurro fala da inveja de ter sido traído, mas também da de ser inferior a um ser humano que, na sua visão, era inferior a ele: uma mulher pobre por quem se apaixona. Vemos o mesmo na política nacional. A inveja pelos acertos do atual governo leva a um delírio quando os erros dele aparecem.Qual é a mensagem principal de Dom Casmurro?
O tema principal da obra é o adultério. No entanto, Machado de Assis não revela se Bentinho foi realmente traído por Capitu e Escobar. A dúvida o consome e o faz ficar fora de si.Qual o fim da história de Dom Casmurro?
Ao fim, Ezequiel morreu de febre tifóide, foi enterrado em Jerusalém com as palavras “tu eras perfeito nos teus caminhos”. Dom Casmurro apenas conclui que sua maior amiga e seu melhor amigo foram unidos pelo destino e enganaram-o.Porque o apelido Dom Casmurro?
Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. A expressão fora inventada por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos. Como Bento cochilara durante a leitura, o rapaz ficou chateado e começou a chamá-lo daquela forma.Qual é a conclusão do livro Dom Casmurro?
Bentinho acha que Capitu o traiu, ou seja, houve adultério com o seu falecido amigo Escobar. Porém, Bentinho demonstra sinais de vitimização e uma certa depressão no decorrer na obra, que nos fazem desconfiar do que é dito por ele, ou seja, não houve traição, isso é tudo coisa imaginada pela cabeça de Bento!O que retrata o livro Dom Casmurro?
Dom Casmurro, obra realista de Machado de Assis, foi publicado pela primeira vez em 1899 e conta a história do possível triângulo amoroso entre Bentinho, Capitu e Escobar.Por que Dom Casmurro é tão importante?
Ao completar 124 anos, “Dom Casmurro” não apenas celebra um marco na literatura brasileira, mas também continua a inspirar debates, análises e a admiração de novas gerações. A obra é um testamento da genialidade de Machado de Assis e de sua capacidade de capturar a complexidade humana em palavras.Qual o grande mistério da obra Dom Casmurro?
Uma narrativa que intriga o leitor com perguntas eternasQuem leu um dos mais famosos romances do autor saberá que pergunta eterna é essa. Capitu traiu ou não Bentinho? Esse é sem dúvidas um dos maiores enigmas da nossa história literária.