O advento de novos materiais e novas tecnologias, não somente na arquitetura mas também na música, na pintura, na escultura, sempre revolucionou a arte e abriu caminho para novas formas artísticas.
A ideia da contemporaneidade está ligada ao uso de elementos mais tecnológicos e inovadores na produção de peças. E assim como ocorre nos movimentos ligados à cultura, a arte passou a refletir essa sensação de recomeço após a guerra, imprimindo a transformação social da época.
A arte contemporânea surgiu na metade do século XX, a partir da arte moderna, como um fruto que se separa da árvore. Seus principais artistas criaram um método nunca antes visto na história das artes, baseando-se em uma nova filosofia de vida. Ainda hoje, esse é o estilo que predomina nas academias e curadorias.
Tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras. Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
Qual a grande inovação da arte contemporânea para a história da arte?
A arte digital emergiu como uma das formas mais dinâmicas e acessíveis de expressão artística na era contemporânea. Ao utilizar ferramentas digitais como tablets, softwares de design e programas de animação, os artistas exploram novos territórios criativos, expandindo os limites da imaginação e da técnica.
O Que é ARTE CONTEMPORÂNEA e Por Que Ela é Importante?
Qual o impacto da arte contemporânea?
A arte contemporânea desperta no sujeito a percepção de sutilezas dos pequenos detalhes que nos rodeiam diariamente, exercendo, assim, influência sobre nossa mente, no sentido de encaminhar associações no que estamos observando.
A inovação artística está sempre em movimento, alimentada por mentes criativas que não têm medo de desafiar o convencional. Nesta década, certos nomes se destacam, tornando-se figuras icônicas em seus respectivos campos.
Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela. Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna.
Qual é o elemento principal da arte contemporânea?
Se estendendo até os dias de hoje, faz com que o período seja conhecido como Pós-modernismo, tendo como principal elemento a utilização de técnicas e equipamentos inovadores e tecnológicos para a criação de obras originais.
Qual é a importância da arte contemporânea na sociedade atual?
A arte contemporânea continua a desempenhar um papel vital como voz para questões sociais urgentes. Artistas de diversas disciplinas abordam temas como justiça social, mudanças climáticas, migração e igualdade de gênero em suas obras.
A arte contemporânea faz parte de um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal e cultural, família, comunidade e nacionalidade. Depois da guerra, os artistas mostraram-se voltados às verdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade.
Podemos chamar de Arte Contemporânea tudo (ou, pelo menos, quase tudo) o que foi criado em termos de obras artísticas a partir da metade do século XX. Foi a Pop Art (movimento artístico dos anos 50 e 60 com origem inglesa, mas com auge nos Estados Unidos, com Andy Warhol) que deu o pontapé inicial.
A arte contemporânea começou a emergir no final do século XX, desafiando as fronteiras tradicionais do espaço artístico. Esse movimento artístico surgiu em diferentes partes do mundo, como Europa, Estados Unidos e América Latina, e se caracteriza pela diversidade de técnicas, materiais e temas abordados pelos artistas.
Através da arte podemos criar e recriar tudo, dar um novo sentido a nossa existência, retratar o presente da nossa própria maneira, para que este colabore com a história; história na qual cada um se faz presente, deixando assim marcada a nossa época, o nosso hoje, a nossa contemporaneidade.
A arte moderna frequentemente buscava representar o mundo de maneira objetiva e realista, mesmo que através de técnicas inovadoras. Já a arte contemporânea valoriza a subjetividade e a experimentação, desafiando as convenções estéticas e propondo novas formas de interpretação.
A arte contemporânea é o movimento que existe atualmente. Na verdade, ela engloba diferentes expressões criativas, como a grafitagem, videoarte, minimalismo e arte eletrônica.
A Arte Contemporânea é o movimento artístico que corresponde às criações feitas a partir de meados do século XX, ou seja, por volta da década de 1960. O seu contexto histórico está associado ao pós-Guerra, um momento em que a ideia de liberdade e mudança estava muito presente na sociedade.
O que a arte contemporânea frequentemente transcende?
Ela transcende definições rígidas, abraçando uma variedade de mídias e linguagens, incluindo pintura, escultura, instalações, fotografia, vídeo, performance e, particularmente, a hibridização de linguagens.
O que permite a arte contemporânea ampliar sua área de atuação?
As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas principalmente com conceitos e atitudes.
Como a tecnologia influencia a arte contemporânea?
O impacto mais óbvio que a tecnologia tem tido nas artes são os diferentes meios que os artistas têm à disposição. Software para desenho gráfico, impressões 3D, cores digitais, novos softwares de áudio, nomeando apenas alguns. Até o artista de renome David Hockney usa agora um iPad para criar as suas “pinturas”.
Como a arte e a tecnologia estão fundidas no mundo contemporâneo?
A cada avanço, surge uma nova maneira de criar e experienciar a Arte. Com a facilidade que a internet tem ao oferecer acesso, hoje é possível conhecer obras, artistas e museus de qualquer parte do mundo, muitas vezes, sem nem mesmo precisar sair de casa.
Nascido na Bélgica, o Art Noveau é um estilo que esteve em vigor no período de 1880 a 1920. Surgiu fora do circuito das vanguardas artísticas e teve como máxima inspiração a natureza com as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais.