Safiras reais são muito duras, com uma classificação de 9 na escola de Mohs. Você pode tentar riscar a superfície da pedra com um objeto de dureza menor. Caso ela seja real, não será facilmente arranhada.
A Safira tem dureza nível 9, ou seja, a suscetibilidade de ser riscada é extremamente pequena, sendo possível a superfície obter riscos provenientes de pedras de diamante, que oferece dureza de nível 10.
A joia é composta por óxido de alumínio e no estado natural esse composto químico não apresenta coloração. Porém, na maioria das vezes, a safira apresenta a cor azul e isso se deve pelo fato de conter terno e titânio na composição química de material.
” Uma forma bastante simples para identificar é só pingar uma gota de água em cima do vidro, se ficar uma bolinha redonda uniforme é de SAFIRA, agora se espalhar é de cristal mineral, pode fazer o teste que funciona! “
VIDRO DE SAFIRA É ANTI RISCOS? Cerâmica não risca? SAIBA AGORA NESSE TESTE 🔥
Como é o cristal safira?
Safira natural e sintética
No entanto, a safira em si é um cristal opticamente transparente, da mesma forma que o diamante ou o vidro. As cores que mencionamos acima não fazem parte da safira: elas aparecem devido a impurezas, na forma de cristais de ferro, titânio, cromo, cobre ou magnésio.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
Uma safira é um tipo de pedra preciosa azul que é composta do coríndon mineral. As safiras são valorizadas por sua rica cor azul, que é causada por traços de ferro e titânio presentes na pedra. A intensidade da cor azul pode variar de um azul pálido a um azul profundo e rico.
Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. Então Pedro disse a Ananias: — Por que você deixou Satanás dominar o seu coração?
Como é bem conhecido da literatura, a cor vermelha do rubi natural é devida à existência de íons Cr+3 na estrutura da alumina, enquanto que a cor da safira azul está relacionada à presença de pares de ferro (Fe+2) e titânio (Ti+4) em sua estrutura cristalina.
Ela é famosa por atrair dádivas de todos os tipos, para qualquer que seja a área da vida que você esteja precisando. A Safira também atua purificando a Aura, estimulando a concentração e fortalecendo nosso espiritual.
De acordo com a presença de outros elementos, as safiras podem se apresentar em diversas cores como: amarela (com baixo teor de ferro), verde (pela presença de titânio), rosa, roxa, marrom, laranja (com a presença de ferro e cromo) e a safira Padparadscha, alaranjada tendendo para o rosa salmão.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
A cor de uma safira verde é classificada em uma escala do claro ao escuro, sendo as safiras verdes mais valiosas aquelas com uma cor verde brilhante e vibrante. A clareza de uma safira verde é graduada com base na presença ou ausência de inclusões, sendo que as safiras verdes mais claras e valiosas têm menos inclusões.
Safiras vêm em algumas cores, mas o azul é o mais valioso. Vamos avaliar uma safira azul perfeita. A tonalidade desejada seria um azul centáurea profundo a um azul levemente violeta e sem tom verde.
Primeiro, a cor de uma safira amarela pode variar de um amarelo pálido a um amarelo dourado rico, a cor mais desejável é um amarelo rico, uniforme e saturado. Segundo, a clareza também é um fator importante, procure safiras amarelas que estejam livres de inclusões e rachaduras.
A safira é um dos materiais mais resistentes do planeta, marcando 9 pontos na Escala de Mohs, medida que quantifica a dureza dos minerais, perdendo apenas para o diamente, que tem 10 pontos.
Apple usou cristal de safira para os componentes do iPhone durante vários anos e sustenta que de cristal de safira continua presente no iPhone 7 e no iPhone 7 Plus. O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras.