As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
As abelhas fazem parte do grupo de insetos voadores, pertencem à família Apoidea, junto a outras mais de 20 mil espécies. Além de serem responsáveis pela continuação de sua espécie, elas são muito úteis para os humanos, já que produzem uma série de produtos alimentícios, como mel, própolis e geleia real.
Ao atacar nas proximidades de um enxame, as primeiras abelhas liberam um feromônio que faz com que outras invistam contra o mesmo alvo, podendo ocasionar acidente com centenas de picadas. Coloridos, odores e sons as irritam facilmente.
Néctar e pólen, presentes nas plantas com flores e frutos, são ingredientes essenciais do café da manhã das abelhas. Porém, numa realidade em que não existem esses alimentos para elas, esses animais deixariam de existir.
Por Que As Abelhas Não Sobrevivem Depois de Picar Você – e Outras Curiosidades Sobre Esses Insetos
O que vem da abelha?
Além do mel: o papel das abelhas na agricultura
As abelhas também são indispensáveis para a produção de alimentos. Mais de 3/4 das espécies utilizadas pelo homem na agricultura dependem da polinização para uma produção de qualidade e quantidade significativas.
Além do mel, as abelhas produzem: - geleia real; - própolis; - cera; - apitoxina; - pólen. A geleia real é uma secreção das glândulas hipofaringeanas das abelhas jovens, que serve para nutrir a rainha e as outras abelhas em fase larval.
Polinização vem da palavra PÓLEN, que é a estrutura masculina de reprodução das plantas. Os pólens são minúsculos grãos produzidos nos órgãos masculinos da flor, que, juntos, parecem um pó de diferentes cores, a depender da planta que lhe deu origem.
O pólen é a fonte de proteínas das abelhas, mas também é rico em vitaminas, minerais, lipídeos, carboidratos, além de outros compostos bioativos. Em função de seu alto valor nutricional, tem sido utilizado na alimentação humana e de animais como fonte suplementar de energia e nutrientes.
Para lidar com uma infestação de abelhas no quintal, plante diversas espécies que as repelam, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Com essas dicas muito simples de itens que você pode encontrar facilmente, você já sabe como acabar com percevejo, abelhas, formigas, muriçocas, etc.
Mas que história é essa da abelha "vomitar" o néctar para fazer mel? Quando ele é colhido das flores, o mel tem uma densidade aquosa. Para ficar com a consistência que a gente conhece, as abelhas precisam retirar a maior parte da umidade do líquido. Para isso, elas regurgitam e batem as asas para ventilar a colmeia.
O mel é uma substância nutritiva derivada do néctar processado por enzimas digestivas no interior do trato digestório das abelhas operárias, armazenando essa secreção em favos no interior da colméia.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.
O tórax das abelhas é rico em pelos, que ajudam na fixação do pólen. No abdome das abelhas, encontra-se a maior parte dos órgãos, como a vesícula melífera, que garante a transformação do néctar em mel; glândulas cerígenas, que produzem a cera; estômago e intestino.
Devido ao seu elevado poder energético, o ideal é consumir o pólen de abelha ao pequeno-almoço, para uma melhor distribuição dos nutrientes. Este deve ser consumido em moderação, como todos os alimentos, e deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
Nas colônias das abelhas melíferas, as bolotas de pólen são armazenadas nos favos, em alvéolos logo acima da área de cria. Ao pólen, são adicionadas algumas secreções glandulares e uma fina cobertura de mel.
As anteras de uma flor são os órgãos masculinos da flor. O estigma é a parte do aparelho reprodutor feminino, onde está o gameta feminino da flor. Para que ocorra a formação de sementes e frutos, é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino.
A abelha elabora o mel a partir do néctar coletado das flores ou das secreções provenientes das plantas, desidratando e adicionando enzimas. A invertase é a enzima sintetizada pelas abelhas para a conversão da sacarose, glicose e frutose.
O zangão é a abelha do sexo masculino. Eles não têm ferrão ou outro tipo de ferramenta de defesa. Não coletam alimentos ou defendem o ninho, portanto sua única função é fecundar a rainha. A regra é que todos os zangões nascem de ovos não fertilizados, ou seja, não têm pai.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores.