O pós-operatório da CAF é bastante simples e não demanda muitos cuidados. A principal recomendação diz respeito a evitar relações sexuais por cerca de 30 dias após o procedimento.
A paciente também pode sentir dor no útero ou sangramento vaginal por alguns dias após o procedimento. Esses sintomas geralmente são leves e desaparecem em alguns dias. A conização é um procedimento importante para o tratamento de lesões pré-cancerosas do colo do útero.
Nos dias seguintes ao procedimento, você pode notar corrimento de consistência aquosa, às vezes misturada com uma pequena quantidade de sangue. Às vezes, o sangue vivo pode escapar, o que não significa problema. Na maioria das vezes, o sangramento para por conta própria.
Então, sim, é possível engravidar após ser submetida a uma CAF. Mas, a orientação de alguns médicos é que o prazo seja de 6 meses a 1 ano após o procedimento. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.
O que acontece após a CAF? #cirurgiadealtafrequência
Quem fez CAF está curada?
Depois da conização por Cirurgia de Alta Frequência estarei curada? Conização por CAF tem altos índices de cura, principalmente se as margens da porção do colo do útero retiradas estiverem totalmente sem lesão de alto grau.
Após a realização do procedimento de cauterização do útero, a mulher poderá apresentar sangramentos e dores abdominais por alguns dias. Para amenizar a dor, o médico receitará algum tipo de analgésico. Além disso, o médico ginecologista fará algumas recomendações.
Durante o pós-operatório da conização do útero é normal que aconteçam pequenos sangramentos escuros e, por isso, não devem ser sinal de alarme. No entanto, a mulher deve estar sempre atenta a sinais de uma possível infecção como cheiro fétido, corrimento amarelado ou esverdeado, e febre.
Durante o pós-operatório da conização do útero é normal que aconteçam pequenos sangramentos escuros, por cerca de 3 a 4 semanas, que não são sinal de alarme.
Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.
Porém, em locais onde não há fácil acesso ao hospital, o procedimento pode ser realizado em consultório sob anestesia local. Assim, a recuperação da cirurgia de CAF/LEEP demanda apenas repouso, principalmente de atividades físicas e relações sexuais, que devem ser evitadas por 20 e 30 dias, respectivamente.
A técnica de conização por cirurgia de alta freqüência (CAF) com alça é uma alternativa2,5,6 e, quando comparada com a conização a frio, tem a vantagem de poder ser realizada em ambulatório, sob anestesia local e com menos sangramento.
O que acontece depois? Nos dias seguintes ao procedimento, a paciente poderá perceber a saída de uma secreção aquosa, às vezes misturada com uma pequena quantidade de sangue. Às vezes pode haver saída de sangue vivo, sem que isto represente problema. Na maioria das vezes, este sangramento pára sozinho.
Recomenda-se que haja uma repetição semestral do preventivo com a ginecologista no primeiro ano após a realização da cirurgia de alta frequencia (CAF), dessa forma, pode-se descobrir uma possível persistência ou recorrência de doença, embora essa seja uma situação improvável.
O valor do CAF pode variar de acordo com o Hospital escolhido para a realização do procedimento. Pela experiência que tenho com patologia do colo, o valor mínimo que deve conseguir incluindo todo o procedimento deve ser em torno de 4 mil reais.
De 30 a 45 dias. O ideal é fazer uma revisão com 30 dias antes de ser liberada para voltar a vida sexual. Vai depender se já estará completamente cicatrizado. A abstinência sexual deve acontecer a té a completa cicatrização do colo uterino, que pode ocorrer entre 30 e 45 dias.
– Um leve sangramento é esperado, mas pode ser contido com uso de protetores íntimos diários; – A paciente pode voltar à vida normal depois de dois ou três dias da realização da cirurgia; – Relações sexuais só são recomendadas após seis semanas para permitir que o útero se recupere adequadamente.
É importante procurar ajuda médica se você apresentar sinais de infecção ou complicações após a cirurgia, como febre, dor intensa, sangramento excessivo ou corrimento vaginal com mau cheiro.
É recomendado que a paciente só tenha relações sexuais após seis semanas, para que o útero se recupere adequadamente. Exercícios físicos mais intensos só devem retornar após 4 semanas, ou conforme indicações médicas. A principal possível complicação após a conização é o risco de hemorragia.
GYNO IRUXOL® (colagenase e cloranfenicol) é destinado ao tratamento da eliminação de tecidos necrosados e restos de tecidos após a cauterização e cirurgias no colo do útero e outras cirurgias ginecológicas, após o parto e inflamações vaginais (cervicites erosivas, vaginites ulcerativas, vaginites, cervicites pós-parto, ...
Duas semanas após o procedimento, as crostas que se formam sobre a lesão são eliminadas. Dependendo do tipo de cauterização pode ocorrer um aspecto diferente, com coloração amarelada, em vez de esbranquiçada.
Quanto tempo fica o corrimento depois da cauterização?
Por isso, recomenda-se que a mulher vá acompanhada à clínica ginecológica quando for ser cauterizada. Sangramentos breves podem acontecer até seis semanas depois da cauterização, bem como câimbras abdominais nas duas primeiras horas após a cauterização.
Em geral, a ferida no colo do útero não gera sintomas perceptíveis. Por isso, é comum que a paciente saiba dessa alteração apenas nos exames ginecológicos de rotina.