O abdômen da abelha se rompe após a picada O estilete (a parte do ferrão que entra na pele) é um espinho rígido formado por pequenas serras que se prendem à pele. Sua extremidade pontiaguda facilita a perfuração das superfícies. Com o esforço para se desprender da vítima, o abdômen da abelha se rompe.
Seu veneno é constituído por enzimas, peptídeos e aminas, substâncias que podem exercer um efeito tóxico no organismo e, mais frequentemente, provocar reações alérgicas que podem ser fatais”, ressalta a bioquímica do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF, Sandra Márcia da Silva.
O veneno é segregado através de duas glândulas, uma ácida e uma alcalina, situadas no abdômen da abelha. A quantidade pode variar de acordo com a estação, a produção máxima acontece na primavera, e é menor no outono e inverno.
O que acontece depois que a abelha solta o ferrão?
Essas farpas brutais, na maioria das vezes, impedem que a abelha puxe o ferrão de volta. Em vez disso, a abelha deixa o apêndice embutido em sua pele e voa sem ele. Depois que a abelha se vai e morre do ferimento, o ferrão permanece alojado ali, bombeando mais veneno.
O que acontece se o ferrão da abelha fica na pele?
É muito importante retirar o ferrão, pois enquanto ele está na pele, continua liberando substâncias tóxicas e causando dor e ardência. Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Sintomas. As picadas de abelha, vespa e vespão causam dor imediata e uma área vermelha, inchada e, por vezes, pruriginosa ao longo de cerca de 1 cm. Em algumas pessoas, a área inflamada atinge um diâmetro de até 5 cm ou mais nos próximos 2 ou 3 dias.
No caso das abelhas operárias, o ferrão venenoso se desprende de seus corpos quando elas picam, e ele permanece dentro do predador. O desprendimento do ferrão, diz a ADW, mata a abelha, mas causa uma picada mais dolorosa e, mais uma vez, convence o predador a ficar longe de seu mel.
As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão. E quantas vezes o zangão pica? A resposta é: nenhuma! O ferrão faz parte de uma estrutura usada para pôr ovos e, portanto, não existe nos machos.
Não há antídoto para o veneno de abelhas, por isso o tratamento é sintomático e de suporte. O tratamento deve ser emergencial, com o objetivo de manter adequados os sinais vitais do animal.
Nesse caso, os sintomas são irritação e ardência da pele, vermelhidão, calor generalizado, pápulas, urticárias, pressão baixa, taquicardia, dor de cabeça, náuseas e/ou vômitos, cólicas abdominais e broncoespasmos. Em casos mais graves pode ocorrer choque, insuficiência respiratória aguda, e insuficiência renal aguda.
Quem já levou uma picada de abelha, sabe o quanto dói, arde e incomoda. Mas um tratamento para casos de artrite e artrose, entre outros, se baseia justamente na ferroada do inseto. A apiterapia consiste em aplicar o próprio ferrão de abelhas em determinados pontos do corpo do paciente.
A ferroada das abelhas pode se tornar altamente perigosa quando atinge organismos sensíveis ao veneno, podendo causar a anafilaxia – também chamada de choque anafilático-, uma reação alérgica aguda que pode ser fatal, causando dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua, entre ...
Jamais deve ser aplicado álcool ou vinagre no local da picada. Esses produtos costumam causar irritação na pele. Outra atitude que deve ser evitada é espremer a região picada, numa suposta tentativa de remover o agente causador da reação ou parte dele.
As antenas possuem os sentidos da audição, do olfato e do tato, fundamentais na escuridão da colmeia. Por meio do olfato elas reconhecem suas companheiras de ninho e detectam seus inimigos.
Dentre todas as abelhas que possuem veneno, as consideradas mais venenosas são as abelhas africanas, sendo essas as responsáveis pelo maior número de mortes de humanos do que a soma do ataque de todos os outros animais venenosos juntos.
Então, porque ferram elas? Bom, as abelhas picam porque se sentem ameaçadas, esta é a principal razão. Seja por movimentos bruscos ou até por cheiros fortes ou vibrações sonoras, as abelhas não reagem bem a oscilações no ambiente. É um instinto de defesa.
O veneno da abelha, também é chamado de apitoxina, ele é produzido por glândulas existentes no abdômem e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, podendo levar até a morte.
Raspar suavemente um objeto rombo, como um cartão de crédito ou faca de manteiga, sobre a área afetada é a melhor maneira de se livrar do ferrão. Evite usar pinças ou qualquer outra coisa que possa perfurar ou espremer a bolsa de veneno e piorar os sintomas.
Se surgirem sintomas como dificuldade para respirar, inchaço do rosto, formigamento ou dor no abdome, deve-se ir ao hospital, já que podem indicar uma reação alérgica grave, que precisa ser tratada adequadamente.
Geralmente a picada de abelha provoca reação local não alérgica: inchaço, coceira e vermelhidão no local da picada, que dura algumas horas. Isso pode ocorrer imediatamente após a picada, mas geralmente começa após algumas horas. O inchaço ou coceira podem durar algumas horas ou vários dias.
O ferrão fica preso na pele junto com uma bolsa de veneno e um pedaço do intestino da abelha e é por isso que ela morre. Quando essa bolsinha de veneno e cheia de feromônios estoura, solta um sinal de alerta para que outras abelhas operárias venham socorrer e proteger o ninho de um possível invasor.
Sua produção como fármaco é feita a partir de extração elétrica, na qual um coletor de placas de vidro com eletroestimuladores é inserido na colmeia, como ilustrado na figura 1, assim, ao levar o choque, as abelhas ferroam a placa depositam uma quantidade de apitoxina na mesma.