Neste 4 de julho, é celebrado o dia de Santa Isabel, considerada como protetora dos pobres e padroeira de Portugal. Nascida em fevereiro de 1271, Isabel pertencia a uma família nobre, mas, apesar da riqueza, sempre foi muito bondosa com os mais necessitados.
Sua festa litúrgica é celebrada em 4 de julho. O legado de Santa Isabel de Portugal é marcado por sua caridade, humildade e dedicação à paz. Sua vida serve de inspiração para muitos, mostrando que a verdadeira nobreza reside na capacidade de servir aos outros e promover a harmonia.
D. Isabel foi amada pelo povo que via nela um anjo protetor. Atenta às necessidades dos mais humildes e carenciados, empenhou-se em criar instituições para acolher e auxiliar doentes e pobres. Mandou edificar hospitais em Coimbra, Santarém e Leiria e albergarias para mulheres.
Este símbolo de caridade está presente muitas vezes nas representações de Santa Isabel. Seu casamento foi profundamente feliz: Isabel ajudava seu esposo a elevar suas qualidades humanas ao nível espiritual e ele, por outro lado, protegia sua esposa em sua generosidade com os pobres e em suas práticas religiosas.
Rainha Santa Isabel de Portugal e o Milagre das Rosas
O que Santa Isabel segura?
Conhecida por seu coração generoso, ela fundou hospitais, asilos e mosteiros. Além disso, Santa Isabel foi mediadora da paz durante os conflitos do reinado de seu marido, promovendo a reconciliação. Seu milagre mais famoso, o Milagre das Rosas, simboliza sua caridade e fé.
No dia 31 de maio, recorda-se a Visitação de Nossa Senhora: “Maria leva a alegria ao lar de sua prima, porque "leva" Cristo” . Evangelho de São Lucas: E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá.
Isabel é tida como uma das rainhas mais belas das cortes espanhola e portuguesa; além disso, possuía uma forte e doce personalidade, era também muito inteligente, culta e diplomata. Ela deu dois filhos ao rei: Constância, que seria no futuro rainha de Castela, e Afonso, herdeiro do trono de Portugal.
“Santa Isabel, fostes uma exímia esposa, mãe, serva, rainha e religiosa, porque em tudo se dedicou ao amor a Deus e ao próximo, intercede por nós junto ao Senhor, para que também saibamos amar e nos doar a Ele e aos nossos irmãos. Amém!”
Logo, o papel de Isabel, contra toda e qualquer previsão, era ser a mãe daquele que estava destinado a preparar o caminho de Jesus: João Batista. Isabel sentia, dentro de si, esta graça, como ainda a vida, que crescia em seu ventre: esta vida exultou, dentro dela, pela visita inesperada da sua prima Maria.
A rainha Isabel mostrou, perante os olhos espantados de todos, as belíssimas rosas que guardava no regaço. Por milagre, o pão que levava escondido tinha-se transformado em rosas. O rei ficou sem palavras e acabou por pedir perdão à rainha que prosseguiu com a sua intenção.
Porém a principal missão de Sta. Isabel foi a de Pacificadora e Mensageira da Paz. Salvou seu lar e a própria dinastia, impedindo lutas entre seu marido e seu filho e uniu povos, reis e príncipes.
Isabel terá sido uma rainha muito piedosa, passando grande parte do seu tempo em oração e ajuda aos pobres. Por isso mesmo, ainda em vida começou a gozar da reputação de santa, tendo esta fama aumentado após a sua morte.
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: — Que a paz esteja com você, Maria!
O que a Princesa Isabel disse à Nossa Senhora Aparecida?
Hoje, doze de outubro, celebramos o dia Daquela sobre a qual a Princesa Isabel disse em sua carta: “eu diante de vós, sou uma princesa da terra e me curvo, pois és rainha do céu, e te dou tão pobre presente que é uma coroa que seria igual a minha, e se eu não me sentar no trono do Brasil, rogo que a senhora se sente ...
Santo Antônio é o santo católico associado a Exu. Eduardo Carvalho (Èṣùgóroyè) nos conta que o sincretismo dos Orixás com os santos católicos se deu por conta da proibição das religiões de matriz africana imposta pela Igreja Católica.
3. Pomba-gira. Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.
DIA DE SANTA ISABEL | A Prefeitura Municipal de Domingos Martins comunica o feriado neste 04 de julho (quinta-feira) em virtude do Dia de Santa Isabel, instituído pela Lei Municipal Nº 2.342/2011.