São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Palavras paroxítonas: têm a penúltima sílaba como tônica. Exemplos: casa, fazenda, otorrinolaringologista. Palavras proparoxítonas: têm a antepenúltima sílaba como tônica.
O que é oxítona, paroxítona e proparoxítona e dê exemplos de cada um?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.
Palavras paroxítonas apresentam tonicidade na penúltima sílaba. Paroxítonas são as palavras que possuem tonicidade na penúltima sílaba. São acentuadas apenas as paroxítonas acabadas em: “ã(s)”, “ão(s)”, “i(s)”, “on(s)”, “um”, “uns”, “us”, “l”, “n”, “ps”, “r” e “x”.
Proparoxítonas têm como tônica a antepenúltima sílaba da palavra. A palavra “proparoxítona” é um exemplo de palavra proparoxítona. Palavras proparoxítonas são as que possuem sílaba tônica na antepenúltima da palavra, isto é, a terceira sílaba de trás para frente.
Palavras paroxítonas são as que têm a sílaba tônica na penúltima sílaba, de modo que esta é pronunciada de maneira mais forte do que as outras sílabas, diferentemente do que ocorre com as palavras oxítonas e proparoxítonas, nas quais a sílaba tônica está presente em outra sílaba.
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.
As palavras proparoxítonas são as que possuem a antepenúltima (terceira de trás para frente) sílaba tônica, ou seja, pronunciada com mais força. Elas possuem um acento agudo ou circunflexo que indicam a sílaba tônica. Veja alguns exemplos: Abóbora.
Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico. Não devemos confundir o acento tônico com o acento gráfico. Acento tônico: indica à tonicidade ou ênfase que é dada a determinadas sílabas.
Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas.
As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.