Ações de employer branding são estratégias cada vez mais populares nas organizações, à medida que práticas inovadoras para melhorar a atração e retenção de talentos se fazem necessárias. práticas inovadoras para melhorar a atração e retenção de talentos se fazem necessárias.
O employer branding ou marca empregadora, tem a ver principalmente com a reputação da empresa, ou seja, com a imagem que projeta para seus próprios funcionários e potenciais candidatos, o que se traduz em uma maior fidelidade dos primeiros e no fervoroso desejo dos segundos para fazer parte da empresa.
Segundo Philip Kotler, branding é o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto de outros produtos. Segundo ele, uma marca eficaz transcende o produto físico, criando uma imagem na mente dos consumidores que associam qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca.
O Employee Experience é o pilar fundamental do Employer Branding. Quando a experiência do colaborador é positiva, a marca empregadora ganha pontos no mercado e passa a contar com maior facilidade para atrair talentos e engajar seus profissionais.
O objetivo do Branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Os cinco pilares da marca incluem propósito, posicionamento, personalidade, percepção e promoção. Compreender esses pilares ajuda você a construir uma identidade clara e ver um caminho para o sucesso futuro do mercado.
Marcas como a Coca-Cola, Red Bull e Nubank são exemplos de branding de sucesso, já que a combinação de suas cores, logotipo e slogan conseguem tornar as suas marcas reconhecidas e lembradas pelo seu público-alvo.
O que é personal branding? Personal branding é uma estratégia usada para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, conhecimento e visão de mundo. Ou seja, o termo define a tomada de consciência sobre a marca pessoal de cada um, além da escolha por fazer a gestão dessa marca.
Existem três principais etapas que compõem o branding, a Análise Interna, Análise Externa e, por fim, o Branding. Cada uma dessas etapas são subdivididas em outras etapas, como será apresentado logo em seguida.
O employer branding é um conjunto de estratégias para transformar uma empresa em um lugar onde as pessoas queiram trabalhar e isso não se limita ao processo seletivo, nem ao pacote de salário e benefícios.
Employer branding, ou marca empregadora, é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho. Assim, é uma prática essencial para o Recrutamento e Seleção, pois atrai talentos do mercado, e de retenção de profissionais.
Foi na década de 90, mais precisamente em um artigo publicado em 1996 por Simon Barrow – então chairman da revista People & Business – e Tim Ambler, para o Journal of Brand Management, que surgiu a expressão “Employer Branding”, fazendo a ligação entre estratégias de gestão, branding e marketing, com recursos humanos.
Employer Branding diz respeito aos esforços que sua empresa faz, de forma ativa, para atrair e reter talentos do mercado. Já a Marca Empregadora diz respeito às impressões, opiniões e pensamentos que os demais indivíduos possuem sobre sua marca, sendo assim um processo passivo.
O que é branding? Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece. Gosto de falar que o branding é o ato de ancorar sua marca em um termo.
O branding trata de garantir que o seu produto ou serviço faça com que o seu público-alvo sinta-se como você quer que eles se sintam. A sua identidade de marca pode repercutir com seus potenciais clientes, e assim, estabelecer a lealdade deles pela marca.
Branding significa gestão estratégica de marca. Nesse sentido, devem ser planejadas ações para promover a marca de modo a torná-la mais desejada, relevante e positiva na mente das pessoas.
Em resumo, uma estratégia de branding consiste em atribuir valor e credibilidade a uma marca. Já no marketing, discutem-se e colocam-se em prática as estratégias para promover produtos e serviços.
Ele envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca. Essa gestão de marca inclui um planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.
Employer branding é um conjunto de ações positivas utilizadas para promover o bem-estar, elevar o engajamento e aumentar a retenção de talentos dentro de uma empresa.
Hoje, a Employer é uma das maiores empresas de RH do Brasil. Com mais de 40 filiais, atende às maiores companhias do País e do mundo que buscam soluções eficientes para este setor. As ações não param por aí! A Employer continua inovando a cada dia para facilitar o cotidiano de seus clientes, colaboradores e parceiros.
Qual a diferença de employer branding e endomarketing?
Enquanto o endomarketing foca na comunicação interna e no engajamento dos colaboradores, o employer branding visa construir uma marca empregadora sólida, atraindo talentos e retendo profissionais qualificados.