Quando comparamos dois ângulos que estão em lados opostos de um mesmo vértice, eles sempre serão congruentes, ou seja, terão a mesma medida. Ângulos opostos pelo vértice são congruentes.
Congruência entre triângulos ocorre quando as medidas equivalentes são iguais, ou seja, os ângulos internos e a medida dos lados, de um para o outro, são os mesmos. O triângulo ABC é congruente ao triângulo A1B1C1.
Congruência de figuras planas: Figuras planas congruentes são aquelas que possuem mesmo formato e mesmo tamanho. Em outras palavras, os lados correspondentes dessas figuras devem ter medidas iguais e seus ângulos correspondentes também.
Você já deve estar percebendo que o símbolo ≡ (congruente) funciona de modo parecido ao símbolo = (igual), quer dizer, muitas das manipulações que fazemos com equações podem ser feitas com o sinal de congruência. Abaixo, estão outras dessas propriedades e os equivalentes a elas em equações.
Um ângulo é obtuso se ele medir mais que 90º. Um ângulo é raso se ele medir exatamente 180°. Dois ângulos são congruentes se eles tiverem as mesmas medidas. Dois ângulos são complementares se a soma deles for igual a 90º.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Denominamos por ângulo a abertura formada por duas semirretas que possuem a mesma origem. A unidade usual de ângulo é o grau (representado por º), por exemplo: 25º: lê-se vinte e cinco graus. 32º: lê-se trinta e dois graus.
Os ângulos podem ser encontrados em diferentes lugares: na natureza, nas construções, bem como em diferentes objetos que utilizamos em nosso cotidiano. Denomina-se como ângulo o encontro entre duas semirretas que partem de um mesmo lugar.
Duas figuras são congruentes se e somente se pudermos transformar uma na outra usando transformações rígidas. Como as transformações rígidas preservam a distância e as medidas dos ângulos, todos os lados correspondentes e os ângulos são congruentes.
Dizer que duas figuras são congruentes é algo parecido com dizer que elas são iguais. Só não se pode fazer essa afirmação por falarmos de duas figuras diferentes que possuem as mesmas medidas.