O que são as comunidades caiçaras e onde elas estão localizadas atualmente?
Há muitas possibilidades de definição para o termo caiçara. Termo usado para designar comunidades tradicionais que residem no litoral dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, passando pela origem do vocábulo tupi-guarani caá-içara (homem do mar), a palavra encerra questões simbólicas e políticas relevantes.
O termo, porém, denomina as comunidades de pescadores tradicionais dos Estados de São Paulo e Paraná e sul do Rio de Janeiro. Com poucos contatos com a "civilização", os caiçaras evoluíram aproveitando os recursos naturais à sua volta, que resultou numa grande intimidade com o ambiente.
O que são comunidades remanescentes de caiçaras e onde estão localizadas atualmente?
Os caiçaras são grupos tradicionais de agricultores e pescadores que se fixaram no litoral, entre o Norte do Paraná e Sul do Rio de Janeiro (DIEGUES, 1988).
Caiçara é a denominação dada à população tradicional dos litorais de São Paulo e do Paraná e das regiōes de Paraty e Angra dos Reis, formada pela miscigenação entre indígenas, portugueses e escravos africanos.
Caiçara é a denominação dada à população tradicional dos litorais de São Paulo e do Paraná e das regiōes de Paraty e Angra dos Reis, formada pela miscigenação entre indígenas, portugueses e escravos africanos.
Conforme Decreto nº 8.750/2016, atualizado pelo Decreto nº 11.481/2023, os Povos e Comunidades Tradicionais reconhecidos nacionalmente são: andirobeiros; apanhadores de flores sempre vivas; caatingueiros; caiçaras; catadores de mangaba; cipozeiros; povos ciganos; comunidades de fundo e fecho de pasto; extrativistas; ...
Quem nasce no Guarujá é “caiçara”? Sim, é caiçara. Os habitantes tradicionais do litoral, das regiões Sudeste e Sul do Brasil são chamados de “caiçaras”. Formaram-se a partir da miscigenação entre indígenas, brancos, negros.
Historicamente, as comunidades caiçaras lutaram e ainda lutam por subsistência, a partir da pesca e plantio em roças, com conhecimento dos solos e da vegetação litorânea. É um modo de vida peculiar em sua interação com o tempo e o trabalho.
Os caiçaras são, originalmente, um povo de religião católica, herança esta gerada pelo colono português. Há várias festas relacionadas ao catolicismo, porém a mais famosa acontece no mês de maio em homenagem à Cruz (Santa Cruz).
Os pratos levam mandioca, milho, batata doce, abóbora, e entre as frutas, a banana tem forte presença na alimentação dos caiçaras por conta da quantidade de bananal presente principalmente no litoral paulista.
Os caiçaras são descendentes de índios, de portugueses que chegaram ao Brasil a partir do século 16 e, em alguns casos, de negros trazidos ao país como escravos.
Em Santos e em muitas cidades do litoral paulista, como Iguape, Ilha Bela, Ubatuba, Guarujá, São Vicente, entre outras, há comunidades caiçaras que encontraram formas de se adaptar ao contexto atual e continuar conservando sua identidade e patrimônio cultural.
Entende-se por Caiçaras as comunidades formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural dos indígenas, colonizadores portugueses e, em menor grau, dos escravos africanos.
Culturalmente, tanto caiçaras como ribeirinhos são descendentes da miscigenação entre indígenas e colonizadores portugueses, sendo que os ribeirinhos mais recentemente (especialmente no século passado) incorporaram a influência de imigrantes da região Nordeste.
A cultura caiçara é basicamente de subsistência. Em sua maioria, vivem em pequenas vilas onde praticam a pesca, a agricultura e o artesanato de acordo com suas necessidades individuais.
Ser caiçara vai além de uma definição técnica, é um estado de espírito que carrega consigo uma identidade geográfica. Eles são as pessoas que nasceram ou vivem nas regiões litorâneas, principalmente no Sul e Sudeste do estado de São Paulo.
Descendentes de portugueses, africanos e indígenas, os caiçaras são um dos vários povos que formam a cultura brasileira. Ricos em todos os aspectos culturais, entenda como vivem esses povos ribeirinhos. O povo brasileiro é formado por uma mistura de várias etnias, tornando nossa cultura uma das mais ricas que existem.
1 Pessoa muito estúpida, bronca; inútil, sem serventia. 2 Reg ( RJ, SP ) Caipira asselvajado; matuto bronco. 3 Reg ( RJ, SP ) Nativo ou habitante do litoral, em especial pescador, que vive de modo rústico: “O que esses caiçaras liderados por aquele surfista arruaceiro de nome estranho querem é se beneficiar” ( TB2 ) .
Hoje, o caiçara é alguém que vive cercado - por fronteiras naturais do mar e da serra, e por imposições como a industrialização de áreas pesqueiras, a especulação imobiliária e a criação de reservas florestais, outro obstáculo ao modo de vida tradicional.
Por que quem nasce no litoral é chamado de caiçara? Os índios tupis chamavam de kaai'sa a cerca de ramos de árvore construída em volta da aldeia para protegê-los de inimigos e animais. A palavra se transformou em “caiçara” e passou a representar qualquer proteção feita de modo rústico.
Do tupi, a definição de caiçara se refere aos habitantes das zonas litorâneas, em especial no Sudeste do Brasil. Segundo o Dicionário Informal brasileiro, as comunidades caiçaras surgiram a partir do século XVI, com a mistura de brancos e índios.