O termo socioeducativa é tomado como qualificador da ação, designando um campo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de capacidades substantivas e valores éticos, estéticos e políticos a fim de promover o acesso e processamento de informações, a convivência em grupo e a participação na vida pública.
Campanhas de comunicação sociais e educativas: têm o objetivo de orientar e engajar as pessoas em causas sociais ou conscientizá-las sobre um determinado tema. Podem ser focadas no público interno, externo ou ambos. Exemplo: Campanhas contra o preconceito e campanhas de saúde pública.
Por ações socioeducativas compreende-se o seguinte conjunto de atividades: grupos socioeducativos, campanhas socioeducativas, grupos de convivência familiar, grupos de desenvolvimento familiar que promovem exercício da cidadania e o desenvolvimento social.
São programas e projetos institucionais que buscam fortalecer o compromisso do Tribunal com a promoção da cidadania. Um exemplo desse tipo de iniciativa é o projeto STJ Socioambiental, que busca inserir critérios ecologicamente adequados nas práticas de gestão do Tribunal.
O que são medidas socioeducativas? Promotor Responde do MPSC
O que é um programa socioeducativo?
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) constitui-se de uma política pública destinada à promoção, proteção e defesa dos direitos humanos e fundamentais de adolescentes e jovens responsabilizadas(os) pela prática de ato infracional.
Partindo da concepção de educação social, a socioeducação é um conjunto articulado de programas, serviços e ações desenvolvidos a partir da articulação entre práticas educativas, demandas sociais e direitos humanos com o objetivo de mobilizar nos jovens novos posicionamentos sem, contudo, romper com as regras éticas e ...
Essas medidas podem ser cumpridas em meio aberto (advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida) ou em meio privativo de liberdade (semiliberdade e internação).
Elas buscam promover a inclusão social em determinado espaço e, assim, capacitar aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social, como crianças e adolescentes, ao exercício do protagonismo político.
A campanha educativa é uma forma de propaganda. Através dela, “vende-se” um produto, geralmente destinado a melhorar (ou no mínimo preservar) a vida do público-alvo.
O objetivo desses tipos de campanha é engajar o público em causas ou ensinar algo de forma simples e clara. Geralmente, são realizadas por instituições ou até mesmo pelo governo a fim de orientar a população.
As campanhas sociais focam no bem-estar coletivo, abordando temas como saúde pública, educação, igualdade de gênero, sustentabilidade ambiental, etc. Elas podem ser promovidas por organizações sem fins lucrativos, empresas, governos ou até mesmo indivíduos engajados.
As campanhas sociais e educativas, geralmente, são realizadas por instituições ou pelo governo afim de orientar e engajar as pessoas em causas ambientais, sociais ou de saúde pública, como a preservação do meio ambiente, o combate a fome ou a conscientização sobre epidemias.
Pensando no desenvolvimento da criança para viver em cidadania e inserção social, a atividade tem como objetivo incentivar a convivência, participação e solidariedade. Com espaços para reflexão onde encorajam a vivência de novas experiências.
Conforme o ECA, as medidas podem ser caracterizadas como: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.
O que são ações socioeducativas no serviço social?
Com as ações socioeducativas, “espera-se contribuir com a formação de uma consciência crítica entre sujeitos, através da apreensão e vivência da realidade, para a construção de processos democráticos, enquanto espaços de garantia de direitos, mediante a experiência de relações horizontais, entre profissionais e ...
A função pedagógica da socioeducação visa garantir e aprimorar a qualidade da educação, acompanhando o processo educativo de cada adolescente, auxiliando-o em sua inclusão na sociedade.
A mais aplicada entre as seis, a medida de liberdade assistida é considerada por juristas uma das alternativas que melhor atendem ao propósito pedagógico do Estatuto da Criança e Adolescente.
Qual a diferença entre medidas protetivas e socioeducativas?
As medidas de proteção podem ser aplicadas em quaisquer situações, adequan- do-se às particularidades do caso. Mas além delas, o ECA previu também, as chamadas medidas sócioeducativas. As medidas sócioeducativas não podem ser aplicadas em qual- quer situação, mas apenas naquelas em houve prática de ATO INFRACIONAL.
Introdução. Agentes socioeducativos são profissionais que atuam em unidades de internação destinadas a abrigar adolescentes que cometeram atos infracionais (crimes ou contravenções) graves e aos quais foi aplicada medida socioeducativa de privação de liberdade.
A educação inclusiva é uma possibilidade de romper as barreiras que inviabilizam a aceitação das diferenças entre as pessoas. Mas, trata-se de um processo complexo, que exige capacitação, exercício da tolerância, conhecimento, e que também necessita de avaliação permanente.
As medidas socioeducativas foram criadas pelo ECA e regulamentadas pela lei do SINASE, girando o foco da “adaptação dos sujeitos” aqui vistos como objetos de um saber, para a garantia de direitos de pessoas em situação peculiar de desenvolvimento.