UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin) são links de rastreamento que adicionam extensões específicas ao final de cada link para entender a origem do tráfego. Através da UTM, é possível saber onde foi publicado e qual o conteúdo e campanha veiculados a determinado link.
Os parâmetros UTM são cordas de texto que você pode unir às suas URLs de modo a fazer um rastreamento toda vez que houver algum clique nelas. Elas fazem com que o Google Analytics mostre os resultados específicos em relação à origem do tráfego em relação àquela URL.
Como utilizar os parâmetros UTM? Existem várias maneiras de utilizar as UTMs para mensurar a performance das suas campanhas. Pelas redes sociais, por exemplo, você consegue saber qual atinge mais pessoas e traz engajamento, pelos e-mails dá para descobrir a performance de cliques na mensagem enviada.
UTM é a abreviação de Urchin Tracking Module, que significa Módulo de Rastreamento do Urchin. O Urchin era originalmente um software de análise de tráfego na web, que foi adquirido pelo Google em 2005 e posteriormente evoluiu para se tornar o Google Analytics.
utm_source_platform : a plataforma responsável por direcionar o tráfego para uma determinada propriedade do Google Analytics (como uma plataforma de compra que define orçamentos e critérios de segmentação ou uma plataforma que gerencia dados de tráfego orgânico).
UTM Tracking: o que é, para que serve e como usar!
Como usar UTMS no Google Ads?
Na coluna PROPRIEDADE, clique em Configurações da propriedade. Em "Configurações avançadas", selecione Permitir que a codificação manual (valores do UTM) substitua a codificação automática (valores do GCLID). Clique em Salvar.
A configuração de UTM pode ser feita manualmente, digitando as configurações ao lado do link ou, você também pode utilizar o URL Builder, uma ferramenta da Google que oferece a opção de você apenas inserir o link e o conteúdo de cada utm e a própria ferramenta cria o link final.
A projeção UTM é uma projeção analítica que tem como objetivo minimizar todas as deformações de um mapa a níveis toleráveis, representando-os em um sistema ortogonal.
Para ver as coordenadas UTM, selecione: ferramentas / Opções. Conforme mostrado na imagem, a opção Universal Traverso de Mercator está selecionada na guia Visualização 3D. Assim, ao visualizar um dado, veremos que na parte inferior estão as coordenadas no formato UTM.
Quais são as três tags que o Google Analytics exige para acompanhar a campanha de forma precisa?
Para entender melhor como o Google Analytics funciona, você precisa saber que ele classifica os dados em três categorias. São elas: Aquisição, Comportamento e Conversão.
Qual ferramenta deve ser usada para gerar tags de campanha?
O Google Tag Manager é uma ferramenta que simplifica o processo de adição e gerenciamento de tags de marketing e análise em seu site. Ele permite que você adicione e rastreie facilmente tags de várias plataformas, sem a necessidade de mudar o código da página.
O que é necessário para criar uma meta no Google Analytics?
Na coluna VISTA, clique em Metas. Clique em + NOVA META ou Importar da galeria para criar uma meta ou clique em uma meta existente para editar a configuração dela. Observação: se as opções + NOVA META e Importar da galeria não aparecerem, significa que você já criou a quantidade máxima de 20 metas para a vista atual.
Campaign Medium: é a origem do tráfego, ou seja, como ele está chegando, seja por redes-sociais, e-mail, display ou ebooks. (Exemplo: utm_medium=display); Campaign Name: é o nome que identifica a campanha.
A Unidade Técnica de Massa (UTM) ou unidade métrica de massa (u.m.m.) é a massa à qual uma força de um kgf (quilograma-força) imprime uma aceleração de 1 m/s². Esta unidade se utiliza para medir a massa, quando a força se mede em quilogramas-força. 1 UTM equivale a: 9,80665 quilogramas.
Qual o tipo de projeção utilizada no sistema de coordenadas UTM?
- Projeção utilizada no SISTEMA UTM - Universal Transversa de Mercator desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial. Este sistema é, em essência, uma modificação da Projeção Cilíndrica Transversa de Mercator.
O sistema de projeção UTM é o mais utilizado no Brasil. Sua amplitude é de 6º de longitude, formando um conjunto de 60 fusos UTM no recobrimento terrestre total. Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste.
As coordenadas UTM são expressas como uma distância leste (Easting) e uma distância norte (Northing) em metros. A leitura leste é a distância horizontal do ponto à linha meridiana central, enquanto a leitura norte é a distância vertical do ponto ao equador.
É uma representação de posição horizontal, isto é, é utilizada para identificar os locais na Terra independentemente da posição vertical, mas difere do método tradicional de latitude e longitude, em vários aspectos.
Um sufixo de URL final pode ser aplicado aos níveis da conta, campanha, anúncio, grupo de anúncios, segmentação dinâmica de anúncios e palavra-chave. Este artigo contém instruções sobre como adicionar um sufixo de URL final a esses diferentes níveis.
Para análises práticas sobre suas campanhas, vá em Relatórios > Canais de Conversação. Na coluna de Canal você visualiza todos os canais de campanhas criadas. 💡 Dica: Para mais detalhes sobre as suas campanhas, use a Lista de Contatos para visualizar as informações a partir dos Filtros de busca.
Como configurar códigos UTM na conta de Bitrix24? Vá para a seção de Sales Intelligence > clique em Facebook > escolha a opção Adicionar fonte. Vá para sua conta do Facebook, copie os parâmetros utm_source e utm_content. Você precisará adicioná-los ao endereço do seu site ao criar um anúncio.
Os parâmetros personalizados são um tipo avançado de parâmetro de URL que pode ser adicionado aos URLs das páginas de destino dos anúncios. Com eles, você escolhe os valores a serem registrados quando alguém clica no seu anúncio, o que não é possível fazer com os parâmetros ValueTrack.