Em Matemática, dá-se um nome a essas figuras que coincidem quando superpostas. Elas são chamadas congruentes. Dizemos que duas figuras são congruentes quando coincidem por superposição. No caso de polígonos, eles terão a mesma forma, a mesma medida dos lados e a mesma medida dos ângulos.
Mas o que é uma figura congruente? Figuras congruentes são figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma forma, isso porque os ângulos e os lados correspondentes são iguais. Basicamente, o que eu quero dizer é que figuras congruentes representam a mesma figura.
Duas figuras são congruentes se e somente se pudermos transformar uma na outra usando transformações rígidas. Como as transformações rígidas preservam a distância e as medidas dos ângulos, todos os lados correspondentes e os ângulos são congruentes.
Em geometria, duas figuras são congruentes se elas possuem a mesma forma e tamanho. Mais formalmente, dois conjuntos de pontos geométricos são ditos “congruentes” se, e somente se, um pode ser transformado no outro por isometria, ou seja, uma combinação de translações, rotações e reflexões.
Definimos dois triângulos como congruentes quando é possível perceber uma correspondência de igualdade entre as medidas dos lados e dos ângulos desses triângulos, ou seja, dois triângulos são congruentes quando os lados e ângulos correspondentes possuem as mesmas medidas.
[ Geometria ] Diz-se das figuras geométricas que têm o mesmo tamanho e a mesma forma, pois os ângulos e os lados correspondentes são iguais (ex.: figuras congruentes; triângulos congruentes).
Losangos são polígonos que possuem quatro lados iguais. Dessa definição resulta que um losango é um paralelogramo. Losangos são figuras geométricas de quatro lados formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos.
Você já deve estar percebendo que o símbolo ≡ (congruente) funciona de modo parecido ao símbolo = (igual), quer dizer, muitas das manipulações que fazemos com equações podem ser feitas com o sinal de congruência. Abaixo, estão outras dessas propriedades e os equivalentes a elas em equações.
Dois ângulos são chamados de congruentes quando possuem a mesma medida. Esse conceito é muito confundido com a ideia de igualdade. Para que os ângulos sejam congruentes, eles não precisam ser necessariamente iguais, mas precisam ter a mesma medida.
Duas figuras planas são congruentes quando têm a mesma forma e as mesmas dimensões, ou seja, o mesmo tamanho. Veja o exemplo a seguir: Figura 13.1: As três pontas, em forma de triângulos, do telhado dessa casa são congruentes.
Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais. E são! É uma propriedade dos retângulos que todos os seus ângulos meçam 90 graus. Logo, esses dois retângulos diferentes são congruentes, pois possuem medidas de ângulos e lados correspondentes iguais.
Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são congruentes quando os lados e ângulos do primeiro triângulo estão em correspondência com os lados e ângulos do segundo triângulo de tal forma que os lados e ãngulos em correspondência tenham a mesma medida.
Em outras palavras, os lados correspondentes dessas figuras devem ter medidas iguais e seus ângulos correspondentes também. Por esse motivo, é preciso medir todos os lados e todos os ângulos das figuras, para compará-los e decidir se essas figuras são congruentes.
Conhecemos como triângulo equilátero o triângulo que possui três lados congruentes, ou seja, todos os seus lados possuem as mesmas medidas, e, por isso, ele tem propriedades específicas e importantes de serem aprendidas.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.
Se duas formas são não congruentes, isso significa que elas têm diferenças em tamanho, forma, ou ambos, e não podem ser sobrepostas uma sobre a outra sem distorção ou alongamento.
A relação entre um número real e seu arredondamento é representada pelo símbolo ≈, que indica que o primeiro número é aproximadamente igual ao segundo. Por exemplo: 8,71 ≈ 8,7.
Paralelogramos são quadriláteros cujos lados opostos são paralelos. São classificados em retângulos, losangos e quadrados. Um quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui quatro lados formados por segmentos de reta. Os quadriláteros são polígonos e, por isso, têm que ser fechados.
Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes. Sendo assim, o losango é formado por segmentos de reta, chamados de lados do polígono, que se encontram apenas pelas extremidades. Esses segmentos de reta acabam formando uma figura fechada e seus lados não se cruzam em momento algum.
Os lados opostos são paralelos e congruentes. Dois ângulos internos de um mesmo lado são sempre suplementares, ou seja, somam 180º. Todos os ângulos medem 90º, logo, assim como nos demais paralelogramos, os ângulos opostos são congruentes e os ângulos adjacentes são sempre suplementares.
Dizemos que duas figuras são congruentes quando coincidem por superposição. No caso de polígonos, eles terão a mesma forma, a mesma medida dos lados e a mesma medida dos ângulos. A professora propôs a seguinte tarefa: – Eu trouxe um monte de varetas, todas medindo 20cm.