Fungos em plantas são, basicamente, microrganismos que se desenvolvem em ambientes propícios e podem até matar a planta. O principal aliado para o aparecimento desses fungos, são os ambientes úmidos. Além disso, esses parasitas podem se desenvolver em ambientes com pouca ventilação e luminosidade.
Quando o fungo aparece? Ainda que existam diferentes tipos de fungos nas plantas, a maioria tem algo em comum: gostar do excesso de umidade. Portanto, todas as situações em que a terra e a plantinha ficarem bastante molhadas ou úmidas na maior parte do tempo serão ideais para o crescimento de fungos.
Uma dica como tratar fungo branco nas plantas é usar pó de neem, gergelim ou uma parte de vinagre misturado a duas partes de água. As soluções caseiras devem ser pulverizadas diretamente na planta, semanal ou quinzenalmente. Em alguns casos, é necessário trocar e higienizar o vaso corretamente com a mesma solução.
As espécies de fungos de solo que causam doen- ças em plantas pertencem geralmente aos gêneros Cylindrocladium, Fusarium, Phytophthora, Pythium, Rhizoctonia, Rosellinia, Sclerotium e Verticillium. São parasitas facultativos que sobrevivem, na ausência do hospedeiro, em restos de cultura e na matéria orgânica do solo.
O tratamento é feito com o uso de fungicidas, que são substâncias responsáveis por exterminar os fungos. A escolha do tratamento depende do local em que a micose apareceu. Podem ser prescritos comprimidos ou substâncias de uso tópico, como pomadas e loções.
Antifúngicos tópicos, como cremes e pomadas, são frequentemente recomendados para eliminar as infecções. Certifique-se de aplicar o tratamento conforme as orientações médicas para garantir resultados eficazes.
Se a planta estiver embolorada, use um pano macio e seco para retirar o mofo. Se perceber que ela está muito afetada, aproveite para utilizar produtos fungicidas específicos para ela. Eles podem ser pulverizados sobre a terra e as folhas.
Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora. Em seguida, lave e seque bem. O iogurte natural é uma das dicas caseiras mais recomendadas pelos médicos, especialmente pelos ginecologistas.
Remédios naturais como óleo de neem, soluções de bicarbonato de sódio ou fungicidas à base de cobre também podem ser usados para controlar infecções fúngicas em plantas. Em casos graves, fungicidas químicos recomendados para patógenos fúngicos específicos podem ser necessários para erradicar a infecção.
Para o outro fungicida são necessário 800 ml de água, 200 ml de leite e 20 gramas de bicarbonato de sódio devem ser colocados num recipiente, misturar até que se apresentem numa mistura homogénea, de seguida deve ser colocado num borrifador para facilitar a aplicação nas plantas.
O controle biológico também pode ser feito com receitas caseiras. Uma delas, para locais com poucas plantas atacadas, é passar chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool ou vinagre. Ela deve ser passada na parte das folhas onde ocorre a infestação, de forma semanal.
De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.
Os prejuízos causados por esses fungos vão desde o apodrecimento das sementes, provocando falhas na germinação ou, posteriormente, a morte de plântulas, até o apodrecimento das raízes ou o aparecimento de manchas foliares, causando plantas mal desenvolvidas que terão sua produção comprometida.
O tratamento consiste na cobertura do solo com plástico escuro, que impossibilita a entrada de luz e gera um aumento de temperatura no interior do solo. Vantagens da solarização: É um método simples e seguro. Não polui o ambiente, pois a lona pode ser usada mais de uma vez.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
O mofo branco nas plantas é uma das doenças que mais provocam prejuízo na lavoura de grandes culturas, tais como algodão, soja, feijão, girassol, entre outras. Estima-se que essa doença atinja pelo menos 400 espécies diferentes de plantas.
a) aquecer a mais de 200°C, durante 15 minutos, para destruir esporos e fungos. b) aquecer até 75°C e resfriar bruscamente, entre 0° e 2°C, visando eliminar bactérias patogênicas.
Adicione o leite na água em um recipiente. Misture o bicarbonato de sódio à água. 2° Passo: aplicação. Pulverize preferencialmente no início ou final do dia sobre as plantas atacadas pelo oídio.
O oídio é o nome da praga que parece como um pó branco nas folhas de variadas culturas, como pepino, abobrinha, pimentão, tomate, melão, melancia, uva, soja, feijão, eucalipto, caju, manga e também nos jardins. Causado por um fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, tem aparência de pontos brancos.
Molhe sem dó o substrato e coloque um prato plástico embaixo dos vasos ajudará a evitar que o excedente de água escoe pela casa e ainda garante um extra de umidade pras plantas. Se achar necessário, faça antes uma rega por imersão.
Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.
3. Fungo não gosta de meio acidifico – preserve o pH natural da pele (que é ácido): lave seu pé com sabonete com pH acidificado; deixe seu pé de molho na água com vinagre por uns minutinhos; coloque algodão com vinagre 5% sobre as unhas por 10 minutos.
Os fungicidas, assim como herbicidas e inseticidas são todos genericamente chamados de “pesticidas”. Os fungicidas podem ser aplicados em campo, após a colheita ou durante a fase de estocagem. Ou seja, um controle que pode se dar em várias etapas da produção do alimento.