O que são gastos extraordinários na pensão alimentícia?

Alguns exemplos comuns incluem despesas médicas extraordinárias, como tratamentos, medicamentos ou cirurgias não cobertos pelo plano de saúde, atividades extracurriculares, material didático e escolar não convencional, fantasias para eventos escolares, presentes de aniversário e viagens escolares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que entra nos gastos extraordinários?

Já as despesas extraordinárias são referentes aos gastos extras, ou seja, frutos de imprevistos e que não fazem parte do cotidiano do condomínio. Por exemplo: a troca de lâmpadas queimadas, consertos do portão, substituição de equipamentos, vazamentos e fundo de obras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em superzelo.com.br

O que o pai é obrigado a pagar além da pensão?

Atividades extracurriculares, como aulas de ballet, futebol, idiomas ou outros cursos que contribuam para o desenvolvimento da criança, também podem ser consideradas despesas extras que devem ser compartilhadas entre os pais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vieirabraga.com.br

O que são despesas extraordinárias da criança?

As Despesas Extraordinárias são os custos imprevistos e excepcionais, como tratamentos médicos não cobertos pelo plano de saúde, terapias especializadas, viagens educacionais, cursos extracurriculares, despesas com esporte e lazer, entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais despesas são cobertas pela pensão alimentícia?

A pensão alimentícia abrange despesas essenciais para o sustento do beneficiário, como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, lazer e transporte. Além disso, podem incluir despesas extraordinárias, garantindo o bem-estar geral do beneficiário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais gastos estão incluídos no cálculo da pensão alimentícia? | Natália Fachini

O que é despesa extraordinária em pensão alimentícia?

No entanto, a legislação brasileira não se limita apenas ao pagamento de uma quantia mensal destinada às despesas essenciais. Ela também abrange o conceito de "despesas extraordinárias", que englobam gastos eventuais e não regulares relacionados ao bem-estar da criança ou adolescente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que não entra no cálculo da pensão alimentícia?

​Como verba de natureza indenizatória – sem caráter salarial, portanto –, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) recebida pelo empregado não pode ser incluída no cálculo da pensão alimentícia de forma obrigatória e automática.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quem paga pensão tem que comprar roupa?

O termo “pensão alimentícia” ou “alimentos” não diz respeito apenas à nutrição de quem recebe. A pensão alimentícia deve ser suficiente para custear não apenas a alimentação, mas também o vestuário, cal- çado, moradia, transporte, saúde, educação e lazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.rj.def.br

Quem paga pensão tem que pagar outras coisas?

Além da pensão, o pai ou a mãe não tem obrigação de pagar outras despesas, como uniforme, material escolar e rematrícula, a menos que haja uma sentença ou acordo que determine um pagamento extra para essas despesas específicas no início do ano letivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em faquettiadvocacia.com.br

Quais despesas o pai tem que pagar?

Então temos que são as seguintes despesas que devem entrar no cálculo da pensão alimentícia:
  • Contas de consumo.
  • Aluguel ou parcela do financiamento.
  • IPTU.
  • IPVA.
  • Gastos com gasolina e manutenção do veículo.
  • Condomínio.
  • Mercado.
  • Lazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem paga pensão tem que comprar material escolar?

Logo, quando a pensão alimentícia é fixada o valor estipulado a título de alimentos deve abranger toda e qualquer despesa relacionado a criança, inclusive as relacionadas a educação como: material escolar, uniforme, matrícula e qualquer outra desta natureza, salvo se houver disposição em contrário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho em 2024?

Em 2024, a pensão alimentícia para um filho não tem um percentual fixo, mas costuma variar entre 15% e 30% da renda líquida do responsável. Esse valor depende de fatores como as necessidades da criança e as condições financeiras de quem paga e de quem recebe.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vlvadvogados.com

O que eu posso exigir do pai do meu filho?

IX - exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição. (Incluído pela Lei nº 13.058, de 2014." Muitas mulheres acreditam que o direito de convivência é um direito do pai, quando na verdade é um direito dos filhos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em andersonalbuquerque.com.br

O que são verbas extraordinárias?

Já as despesas extraordinárias são aquelas relativas a gastos não provisionados anteriormente. Entram nessa conta os dispêndios emergenciais, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em groupsoftware.com.br

Qual a diferença entre despesas ordinárias e extraordinárias?

Despesas ordinárias estão ligadas as manutenções do condomínio e pequenos reparos de emergência. Elas são de responsabilidade do inquilino. Despesas extraordinárias envolvem as benfeitorias feitas no prédio e são de responsabilidade do proprietário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gwonline.com.br

O que é despesa extra?

Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em congressonacional.leg.br

O que entra nas despesas extraordinárias na pensão alimentícia?

Alguns exemplos de despesas extras que possam surgir são os custos relacionados com educação como livros, material escolar, uniforme e passeios escolares, assim como podem surgir despesas relacionadas à saúde como medicamentos, vacinas, consultas médicas e exames.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoemallmann.com.br

O que não está incluso na pensão?

O que Não Está Incluído na Pensão Alimentícia? Despesas Pessoais do Alimentante: A pensão alimentícia não deve ser utilizada para cobrir as despesas pessoais do alimentante, tais como alimentação, moradia, vestuário, lazer, entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem paga a pensão tem direito de saber como o dinheiro da pensão está sendo gasto?

Sim, mas deve usá-lo em benefício do filho. E o alimentante (seja o pai ou a mãe) pode solicitar informações ou prestação de contas sobre os valores entregues em pensão alimentícia. Portanto, a mãe pode usar o dinheiro da pensão como quiser, desde que seja para o desenvolvimento e manutenção das necessidades do filho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que não entra na pensão alimentícia?

Confira agora os ganhos que NÃO INCIDEM sobre o cálculo da pensão alimentícia: ⦁ Abonos; ⦁ Cesta básica; ⦁ Vale alimentação; ⦁ PLR – Isso porque, em 2019, o Superior Tribunal Justiça entendeu que a PLR não possui caráter salarial, mas indenizatória; ⦁ Auxilio Acidente – ( RESP 1159408/PB); ⦁ Saldo do FGTS; ⦁ Diária de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marcondesmadureira.com

Que tipos de gastos entram no valor da pensão?

As perguntas mais comuns são relacionadas aos valores pagos, quem tem direito e quais são os deveres de quem paga. A pensão alimentícia é um valor pago a partir de um acordo pessoal ou quando a Justiça determina. Esse valor engloba as necessidades de moradia, alimentação, lazer, educação, saúde etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em economia.uol.com.br

O que não pode ser descontado da pensão?

As coisas fornecidas extras, como presentes ou viagens, são consideradas como mera liberalidade e não como uma obrigação alimentar e não têm o condão de descontar do valor originário da pensão alimentícia. Por exemplo, se o pai pagar uma viagem de férias para o filho, isso não pode ser descontado da pensão alimentícia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em hartmann-mazzini.com.br

Quem paga aluguel paga menos pensão?

E a resposta é SIM! Um dos parâmetros para fixar uma pensão alimentícia justa é justamente a moradia. Portanto, se a criança mora com a mãe e essa mãe paga aluguel, esses valores entram sim no cálculo da pensão. Qualquer decisão que desconsidere este fator, está em desacordo com o direito de Família.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

Pode usar a pensão alimentícia para pagar aluguel?

Min. Massami Uyeda, DJe 18/02/2009). Por essa razão, em regra, não se admite a compensação de alimentos fixados em dinheiro com aqueles pagos in natura (aluguel, IPTU etc).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível descontar da pensão alimentícia outros gastos com os filhos?

Atenção, mamães: O papai NÃO PODE descontar o valor do presente da pensão alimentícia. ⁣O pagamento da pensão alimentícia deve ser seguido conforme a sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br