As medidas de precaução são um conjunto de ações para prevenir e/ou controlar a transmissão de microrganismos nos ambientes de assistência à saúde, protegendo pacientes, profissionais e comunidade.
Existem 4 tipos de precaução que podem ser aplicadas isoladamente ou de maneira associada, a depender de cada situação: padrão, contato, gotículas e aerossóis. Teste seus conhecimentos respondendo as questões abaixo. Após sua resposta você verá qual é a alternativa mais votada.
Precauções são medidas adotadas a fim de evitar a propagação de doenças transmissíveis, evitando assim, a transmissão de micro-organismos dos pacientes infectados para outros pacientes, visitantes ou mesmo para os profissionais de saúde.
Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.
Tipos De Precauções, EPI's, Medidas Aplicadas No Ambiente Hospitalar
O que são medidas de Precaucao?
As medidas de precaução são um conjunto de ações para prevenir e/ou controlar a transmissão de microrganismos nos ambientes de assistência à saúde, protegendo pacientes, profissionais e comunidade.
Higienize as mãos antes e após o contato com o paciente; use óculos, máscara e avental quando houver risco de contato com sangue ou secreções; e descarte adequadamente os pérfuro-cortantes. Mantenha a porta do quarto SEMPRE fechada e coloque a máscara PFF2 (N95) antes de entrar no quarto.
Existem quatro diferentes métodos de isolamento hospitalar: isolamento padrão, de contato, respiratório por gotícula e respiratório por aerossol. O que os define são os agentes infecciosos confirmados ou suspeitos.
Neste sentido, são exemplos de precauções universais a lavagens das mãos antes e após qualquer procedimento, uso de luvas, aventais, máscaras, etc(5,6).
O princípio da precaução permite aos poderes públicos a adoção de medidas restritivas de direitos fundamentais das pessoas e empresas com fundamento na eventualidade de criação de riscos futuros e incertos para o ambiente e a saúde humana caso a atividade seja autorizada ou um certo produto seja introduzido no mercado.
De maneira sintética, podemos dizer que a prevenção trata de riscos ou impactos já conhecidos pela ciência, ao passo que a precaução se destina a gerir riscos ou impactos desconhecidos. Em outros termos, enquanto a prevenção trabalha com o risco certo, a precaução vai além e se preocupa com o risco incerto.
Os aerossóis são partículas ainda menores que as gotículas. Falar, espirrar, tossir e procedimentos médicos que envolvem secreções respiratórias também podem gerar aerossóis. Essas pequenas partículas permanecem suspensas no ar por algumas horas e podem ser carregadas por correntes de ar, movimentando-se.
São medidas aplicadas para a prevenção da transmissão de agentes infecciosos através de contato direto ou indireto com o paciente ou ambiente. São medidas instituídas para prevenir a transmissão de agentes infecciosos que continuam infectantes por longas distâncias quando suspensos no ar.
Higienização das mãos: lave com água e sabonete ou friccione as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas) antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções.
As Precauções para Gotículas são indicadas para evitar a transmissão de agentes infecciosos pelo depósito de gotículas (perdigotos > 5μ) nas mucosas (nariz, boca, olhos) de pessoas suscetíveis. Mantêm-se no ar por curta distância (1 metro), desta forma a transmissão exige uma proximidade com o paciente.
O isolamento reverso é usado para impedir que o paciente seja infectado por outros. O isolamento reverso é necessário quando o sistema imunológico do paciente não está funcionando bem, como depois de um transplante de medula óssea ou após ter recebido quimioterapia.
Para meningite, você deverá usar precauções para gotículas, isto é, máscara cirúrgica até 24 horas de uso efetivo de antibioticoterapia, após o uso de 24 horas de antibiótico a máscara não será mais necessária, se o paciente tiver mais diagnóstico, você deve acrescentar os outros tipos de precauções de isolamento.
A precaução imprescindível nesse isolamento é a máscara de alto poder de filtração (N95 ou PFF2), para todo profissional/familiar antes de entrar no quarto.
Alguns exemplos de aerossol líquido são as partículas que compõem nuvens, neblinas ou desodorantes e purificadores de ar. Entre os outros produtos sólidos, podemos citar a fumaça e a poeira, por exemplo.
Assim, torna-se imprescindível o uso da máscara cirúrgica e óculos de proteção/escudo facial ao aproximar-se do paciente e, uso de máscara N95 ou PFF2 nos procedimentos que gerem aerossóis, além do avental descartável e luvas de procedimento.
A palavra prelação deriva do latim praelatione, que significa preferência. O termo preempção também tem sua origem no latim (praeemptione), cuja tradução é compra antecipada, direito de precedência (preferência) na compra.
Higienize as mãos antes e após o contato com o paciente; use óculos, máscara cirúrgica e avental quando houver risco de contato com san- gue ou secreções; e descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.