Os 3 P's do Marketing são essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de negócio. Ao entender e aplicar corretamente os conceitos de Produto, Preço e Promoção, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos e impulsionar o crescimento da sua empresa.
Os 3 Ps indicam são: pessoas, processos e produtos. Esse modelo de gestão consiste em saber gerenciar o pessoal, o processo e o produto de forma a conseguir o máximo rendimento. De forma bastante simples, o objetivo do método dos 3 Ps é conhecer as prioridades do negócio por meio do alinhamento entre esses 3 pontos.
O que são, de fato, os 3 P's? O conceito trata-se de um método de gestão que envolve práticas voltadas para aprimorar três fatores: pessoas, processos e produtos.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Os 3 P's que Criam Negócios de Sucesso | #Insight 60
O que é a praça em marketing?
O P de Praça vem do inglês Place (lugar), mas se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É por meio desse P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.
O 'P' de promoção nada mais é do que a maneira de divulgação do produto. Não se trata apenas dos canais de divulgação, mas também da comunicação e da linguagem que será usada para atingir suas personas.
O quarto P do marketing, chamado de promoção, envolve todas as ações relacionadas à divulgação e comunicação do seu produto para o público alvo. Muitas pessoas acreditam que o P de promoção envolve apenas os descontos em vendas – o que conhecemos também como promoção de vendas – mas na verdade vai muito além disso.
A praça, originalmente denominada em inglês como place, é o lugar onde o seu produto será exposto para a venda, sendo ele digital ou físico. Para isso, deve-se levar em conta quais canais de distribuição conseguirão alcançar o seu público da maneira mais eficaz.
E você só vai conseguir equilibrar tudo se entender o que essas categorias pedem de você individualmente. Dito isso, esses são os 3 P's: Propósito, Pessoas e Processo.
Os 4 Ps representam os pilares de qualquer estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção! São considerados pilares, pois representam as variáveis que influenciam no sucesso de estratégias e ações da área.
O marketing de experiência é baseado em 3 V's: verdade, vontade e valor. Assim como os 4 P's do marketing tradicional e os 8P's do marketing digital, os V's direcionam as ações do marketing de experiência e dão a base para a sua estratégia de relacionamento.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Os canais de distribuição são intermediadores entre a entrega de um produto ou serviço a seus clientes, garantindo que essa entrega ocorrerá na hora e na quantidade adequada para o consumidor.
Produto. O primeiro pilar do mix de marketing é o produto. Mais importante do que definir o que você vai vender, é saber como esse produto ou serviço vai agregar valor para o seu cliente. Assim, você poderá planejar estratégias direcionadas para o público certo.
Produto, preço, praça e promoção (os 4 Ps) são entendidos como o composto de marketing ideal para divulgar uma solução, marca ou empresa, atrair clientes e conquistar vendas. O quinto elemento, ou o quinto P, são as pessoas, e como elas entram no “jogo”.
O que é o “P de Preço”? O preço é um dos quatro elementos do Mix de marketing, sendo responsável pelas decisões de precificação e influenciando o posicionamento do produto e da marca. O preço também é o meio pelo qual se atinge os objetivos financeiros propostos, por meio da adequação da oferta à realidade do mercado.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 C's do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 C's nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias.
Os 8Ps do Marketing são os quatro citados anteriormente (preço, praça, promoção e produto), adicionando: pessoas, processos, posicionamento e performance.
Preço. O segundo elemento do mix de marketing é o preço. Neste estágio, é primordial considerar os custos de produção e de operação do negócio, a receita e o lucro desejado, além de analisar a concorrência, para então definir quanto você irá cobrar pelo seu produto.